This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

sábado, 31 de dezembro de 2011

FELIZ 2012

Os sonhos são as melhores partes da realidade
então… acredite neles!
Que você possa realizar todos os seus sonhos
no ano que está por vir!

Que neste novo Ano que se inicia você possa encontrar:
AMOR, PAZ, SAÚDE, FELICIDADE, LUZ,
SUCESSO E PROSPERIDADE!
Com muito carinho e esperança no coração.

Que o amor, a paz e a felicidade façam parte
da vidas de todos neste novo ano que
está se iniciando.
BOAS FESTAS!!!!

Tiago Souza 

Tianguá é um dos destinos mais procurados pelo turistas

Clique para Ampliar
FOTO: KIKO SILVA
A previsão deste início de 2012 é superior à de igual período do ano passado porque em janeiro de 2011 houve a antecipação das chuvas, que interromperam a elevação no movimento de visitantes no litoral cearense
Preocupação do setor é com a falta de profissionais para atender à demanda, sobretudo garçons

Os turistas devem lotar as barracas de praia de Fortaleza nesse Réveillon e durante toda a alta estação. A expectativa da Associação dos Barraqueiros da Praia do Futuro é de pelo menos 20% de incremento em relação ao período entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, quando a antecipação das chuvas no Ceará interrompeu a trajetória de alta da movimentação turística no Estado.

De acordo com o vice-presidente da associação e proprietário da barraca América do Sol, Flávio Costa, a expansão do fluxo de visitantes nas barracas da Praia do Futuro poderia ser ainda maior neste ano, caso houvessem profissionais qualificados disponíveis no mercado para atuar em determinadas funções, em especial, como garçom.

Em falta

"Na América do Sol não contratamos mais temporários porque não existe no mercado. Para atender à demanda nessa época do ano precisávamos de mais 15 garçons, mas só conseguimos contratar apenas mais três. Atualmente, estamos com um quadro de 57 profissionais, quando o ideal seria 70", exemplifica o empresário.

Boa ocupação

Sol aberto em pleno meio-dia da véspera do Réveillon, a América do Sol contabilizava 1.300 cadeiras ocupadas na beira da praia.

"Dispomos de 1.500 cadeiras na praia e mais mil no salão, ao todo, mas o pessoal quer é Sol. Só não ocupamos todas as 1.500 lá fora da barraca porque devido à falta de garçons suficientes para atender, deixamos 200 guardadas", explica.

Segundo Flávio Costa, o privilégio não é somente da América do Sol. Outras barracas da Praia do Futuro experimentam também movimentação intensa."O Revéillon também promete, principalmente para as barracas que possuem atrações musicais na virada do ano como a América do Sol e a Crocobeach", diz.

Outros destinos

Além da Capital, praias do litoral Leste e Oeste devem receber um bom número de visitantes. A expectativa da Secretaria do Turismo do Estado é de que 975 mil visitantes desembarquem em terras cearenses durante esta alta temporada.

Canoa Quebrada, Jericoacoara, Flecheiras, Cumbuco, Aquiraz, Icaraí de Amontada, Icapuí, Tianguá, Camocim, Beberibe, Fortim e Taíba são outras opções bastante procuradas pelos turistas, que movimentam um dos mais importantes setores da economia local.

Somente no período de dezembro 2011 a fevereiro 2012, a renda gerada na cadeia produtiva do segmento deve ser de R$ 2.474,06 milhões. A expectativa é que a demanda hoteleira gire em torno de 80% e, em alguns hotéis, principalmente nos últimos dias do ano, esse número atingiu os 100%. 
Fonte: Diário do Nordeste

Cometário a respeito da entrevista dada por o ex-prefeito de Viçosa do Ceará, Evaldo Soares, ao programa de rádio Alerta Geral

O ex-prefeito de Viçosa do Ceará, Evaldo Soares, concedeu entrevista no dia 25 de novembro de 2011, ao radialista Luzenor de Oliveira, no programa de rádio Alerta Geral que é transmitido via satélite. Na entrevista, Evaldo Soares deu respostas ao nível que era esperado, pois muitas das perguntas foram em tom de provocação.Viçosa do Ceará é completamente diferente do que se observava há anos. A Ibiapaba reconhece os trabalhos de Evaldo Soares quando esteve à frente da Prefeitura Municipal de Viçosa. A cidade faz parte do roteiro turístico da região norte do estado com suas belas praças e ruas muito bem conservadas. Foi obra de Evaldo o Pólo Turístico da Igreja do Céu, local onde antes existia somente a igreja. O município de Viçosa reconheceu os valorosos trabalhos desse político tanto é que o mesmo figura entre os principais lideres da Ibiapaba. Não é por acaso que Evaldo foi prefeito por dois mandatos e elegeu seus dois sucessores na pessoa do ex-prefeito José Firmino e o atual prefeito, Pedro da Silva Brito. Fato mais interessante é que o atual prefeito foi indicado por Evaldo Soares nas vésperas das eleições e teve vitória expressiva nas urnas.Os visitantes que chegam a Viçosa se encantam com tanta beleza que antes não era visível. Isso é mais que verdade, é fato.

Fonte: Ibiapaba News

Revista Acadêmica da AICA lança mais uma obra marcante para a cultura ipuense



A Revista Acadêmica da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes lança mais uma obra marcante para a cultura ipuense, o livro “Poesias e prosas para o Ipu – 171 anos”.

No bojo de suas páginas, Professor Mourão em versos salienta que “A vida farta é curta. Sendo curta, porém farta, nada impede que se curta pois, curtindo, não se infarta”. Escritores ipuenses são banhados pela inspiração peculiar de Ipu: respingam ideias, versos, sons e palavras nas mentes intelectuais no país e no mundo, através da internet.

O mundo sabe, agora, que, além das águas do Ipuçaba, escorrem, em Ipu, mentes iluminadas pelo arco-íris formado no pé da Bica de Iracema e de Iraceminha.

Participaram como organizadores: Sebastião Valdemir Mourão, José Airton Pereira Soares e João Pereira Mourão.
Informações.:

Rua Liberato Barroso, 307 s/225 – Edifício Triunfo, Centro de Fortaleza
Central de Atendimento: 3226-0909, 8821-9090
site: www.jpmourao.com.br ou www.blogjpmourao.com.

Fonte: Blog Afrânio Soare

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Onda de assaltos em Ibiapina

Em menos de 10 dias outro roubo a residências no centro da cidade de Ibiapina. Na manhã desta quinta-feira, a residência do Sr. Augusto foi tomada de assalto. Segundo foi informado os elementos invadiram a casa e levaram pertences e um veículo gol.
A população de Ibiapina anda aterrorizada. Já na manhã de ontem surgiu um boato que uma quadrilha estava planejando assaltar o padre da cidade e a agência do bradesco. Foi bastante grande a movimentação. 
 
 
Ibiapina News

Ipu receberá do Governo do Estado veículo para atenção básica de saúde


O transporte de equipes que trabalham no atendimento de saúde da família da sede dos municípios do interior do Estado para as áreas distritais deve receber reforço em 143 cidades.

Está agendada para a próxima terça-feira (3), a entrega de 159 veículos a municípios que, em 2010, se encontravam com adesão e alimentando o sistema de classificação de qualidade da Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família (AMQ). A solenidade contará com a presença do governador Cid Gomes e do secretário de Saúde do estado, Arruda Bastos.

Dos 143 municípios beneficiados, 16 receberão dois veículos por manterem 10 ou mais equipes de saúde da família realizando avaliação da qualidade da atenção básica. Os demais municípios receberão um veículo. O investimento do governo do Estado foi de R$ 5.200.999,71 e constitui-se ação estratégica para a Operação Swap II.



Municípios beneficiados com dois veículos (16 municípios)

Barbalha, Brejo Santo, Itapipoca, Itarema, Jardim, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Mauriti, Morada Nova, Paracuru, Russas, Santa Quitéria, Senador Pompeu, Sobral, Trairi, Ubajara,

Municípios beneficiados com um veículo (129 municípios)

Abaiara, Acaraú, Aiuaba, Alcântaras, Alto Santo, Amontada, Apuiarés, Aquiraz, Ararendá, Araripe, Aratuba, Arneiroz, Aurora, Barro, Barroquinha, Baturité, Bela Cruz, Boa Viagem, Camocim, Caridade, Cariré, Caririaçu, Carnaubal, Cascavel, Catunda, Caucaia, Cedro, Chaval, Choró, Chorozinho, Coreaú, Crateús, Crato, Croatá, Cruz, Ererê, Eusébio, Farias Brito, Forquilha, Fortaleza, Frecheirinha, General Sampaio, Graça, Granja, Granjeiro, Groaíras, Guaiúba, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Horizonte, Ibiapina, Ibicuitinga, Icó, Independência, Ipaporanga, Ipu, Ipueiras, Iracema, Irauçuba, Itaiçaba, Itaitinga, Itapajé, Itapiúna, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Jati, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Madalena, Marco, Martinópole, Massapê, Meruoca, Milagres, Miraíma, Missão Velha, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Nova Olinda, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Orós, Pacajus, Pacujá, Palhano, Paraipaba, Parambu, Paramoti, Pedra Branca, Penaforte, Pentecoste, Pereiro, Pindoretama, Pires Ferreira, Poranga, Porteiras, Potengi, Potiretama, Quiterianópolis, Quixeré, Redenção, Reriutaba, Santana do Acaraú, Santana do Cariri, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, São Luiz do Curu, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tauá, Tejuçuoca, Tianguá, Tururu, Umari, Umirim, Uruburetama, Uruoca, Varjota, Várzea Alegre, Viçosa do Ceará.

Fonte: Ceará Agora
*Com informações da Sesa

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Homem é atropelado no distrito de Inharim, Viçosa do Ceará

Nesta quarta-feira (28/12) por volta de 21horas, na CE 187 que liga a cidade de Tianguá, a Viçosa do Ceará, mas precisamente no distrito de Inharim zona rural de Viçosa do Ceará, um veículo não identificado atropelou fatalmente ANTONIO DA CONCEIÇÃO MARTINS, 29 anos, natural de Viçosa do Ceará, residente no distrito de Inharim, informações de populares é que a vítima estava embriagada e foi atravessar a CE, quando foi colhida pelo veículo não identificado, a VTR que compareceu ao local foi a CP 3412 comandada pelo Cb Olívio e Sd Costa, informo que a vítima foi recolhida ao hospital de Viçosa do Ceará aguardando a chegada do rabecão.


Tianguá agora

Reveillon em Tianguá séra animado por duas bandas de forró a população não se agradou com as atrações


Mais um vez a Prefeitura Municipal de Tianguá está sendo alvo de criticas por conta das atrações que vão animar a comemoração para a chegada de 2012, evento onde acontece no Pólo Lazer Regis Diniz, que antes era considerado um dos maiores Reveillon da Serra da Ibiapaba.
A estrututa contará com queimas de fogos, e a nimação que ficará por conta das  bandas Painel de Controle e Forró Rekebra.
Outra opção, só que particular, também está sendo oferecido à população de Tianguá e seus visitantes, como o já tradicional Lual do Sítio do Bosco.

TIAGO SOUZA.

Jaca em plena safra na Ibiapaba


 


A superfície áspera e o tamanho grosseiro escondem as delícias da jaca. A fruta é formada por gomos, sendo que cada um contém um grande caroço recoberto por uma polpa cremosa e de cor amarelada. A jaca chega a pesar 15kg e é consumida ao natural, cozida, na preparação de doces, polpas, compotas e geléias caseiras. Os caroços, sem pele e cozidos, também são consumidos como tira-gosto.
As regiões do Maciço de Baturité – Aratuba, Mulungú, Guaramiranga – e da Ibiapaba – Tianguá, Ubajara, Guaraciaba do Norte, Viçosa do Ceará, São Benedito – são as zonas produtoras do fruto que abastecem o mercado cearense. Na Ceasa, durante esse mês, foram comercializadas cerca de 80 toneladas de jaca recebidas dessas regiões. Em plena safra, até fevereiro, a unidade da jaca pode ser comprada na Centrais entre R$2 a R$4.

Ibiapaba Portal de Notícias

Curso de Floricultura conclui com entrega de certificados em Ibiapina


A turma 2011.2, do Curso Básico de Floricultura, da Escola de Floricultura do Ceará (TECFLORES) recebeu o certificado de conclusão do curso, no auditório do Colégio Juvêncio Mendes da Rocha, em Ibiapina.
A solenidade aconteceu na noite dessa quinta-feira, 28, e contou com a presença dos alunos concludentes, do prefeito de Ibiapina Marcos Silva, dos secretários José Nogueira Júnior, Alberto Sabino Gomes; do Coordenador do Instituto Agropólos Antônio Augusto Pereira e da Coordenadora do TECFLORES Patrícia Moreira, além de familiares e amigos de parte dos 53 formandos.
Durante o encontro, o Secretário de Agricultura, José Júnior, fez uma apresentação de empreendedorismo para os presentes, destacando a necessidade de que os alunos sigam em frente com os conhecimentos adquiridos no curso. A Coordenadora do TECFLORES, Patrícia Moreira, reforçou em seu discurso a sua satisfação em já poder ver dois alunos dessa turma com projetos de pequenas empresas. “É com alegria que vejo aqui um cartão que recebi de Vanderlei com uma empresa de jardinagem e paisagismo”, citou Moreira em referência ao aluno Wanderlei Machado da Silva, que já montou uma pequena empresa na área de floricultura.

Com informações Correio Ibiapaba

Prefeitura de Viçosa concede Abono Salarial para agentes da saúde


O município de Viçosa do Ceará, concedeu na manhã de ontem (28), abono salarial para 84 Agentes Comunitários de Saúde no valor de R$ 761,85 (setecentos e sessenta reais e oitenta e cinco centavos) para cada, o que corresponde a uma folha de R$ 63.995,40 (sessenta e três mil novecentos e noventa e cinco reais e quarenta centavos).
A solenidade foi realizada no Centro Administrativo Catinguba e contou com a presença do senhor Pedro da silva Brito Prefeito Municipal, secretária de saúde Wiliam Maria que na ocasião desejou a todos um ano novo com muita prosperidade destacando ainda que “ser Agente Comunitário de Saúde é antes de tudo, ser alguém que se identifica em todos os sentidos com sua comunidade, com sua cultura, linguagens e costumes”.

NC de Viçosa

Novos advogados: ipuenses são aprovados no exame da OAB

Concluir a faculdade de Direito é uma conquista que só é consolidada com a aprovação na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O exame, obrigatório para os formandos que querem advogar, é marcado por um grande rigor acadêmico em suas duas fases.

No início dessa semana a OAB divulgou o nome dos cearenses aprovados em sua seleção. Dentre eles estão os agora advogados Clemilton de Lima Costa e Hienes Martins Sousa, ipuenses que são exemplos dignos de serem seguidos pela juventude da Terra de Iracema.

Dr. Hienes Sousa é filha da farmacêutica e comerciante Fátima Martins de Ipu. A jovem advogada bacharelou-se recentemente pela Universidade Vale do Acaraú(UVA).

Dr. Clemilton Costa é graduado pela FLF (Faculdade Luciano Feijão) de Sobral. O novo magistrado é filho do comerciante Cléber Biléga.

Fonte:  Kleber Teixeira

Fortaleza terá maior queima de fogos do Brasil

A Prefeitura de Fortaleza divulgou alguns dos números que envolvem a festa de Réveillon da capital no próximo sábado (31). A festa, que deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas, vai ser dividida em três polos: Aterro da Praia de Iracema, Conjunto Ceará e Messejana.

Mais de 24 toneladas de fogos de artifício serão usados na hora da virada. Só no Aterro, a queima terá duração de 15 minutos, sendo maior, inclusive, que a do Réveillon da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

As festas de Messejana e do Conjunto Ceará também terão queima de fogos de 5 minutos.

Segurança

A prefeitura de Fortaleza também divulgou os números do efetivo na força de segurança durante o Réveillon. Contrariando a informação de que guardas municipais e agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) poderiam paralisar suas atividades no dia 31 de dezembro, o órgão afirmou que o número de servidores em ação será intensificado.

Segundo a prefeitura serão 520 guardas municipais envolvidos nos três pontos da festa, sendo que 370 ficarão na Praia de Iracema. Já 270 agentes da AMC vão facilitar a mobilidade dos motoristas durante as festas, sendo 210 nos arredores do Aterro e 60 divididos entre Messejana e o Conjunto Ceará.

Linhas de ônibus

Serão disponibilizados 109 ônibus extras durante a festa, de acordo com a Etufor. Sete linhas especiais farão o transporte da população dos terminais até a Praia de Iracema. Outra novidade é de que além dos 22 ônibus “corujões”, 17 linhas regulares terão funcionamento estendido até às 4h.

Médicos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vai disponibilizar 22 equipes para atender os casos médicos mais graves durante o Réveillon. No Instituto Médico Doutor José Frota (IJF), 35 médicos estarão disponíveis em cada turno do dia para prestar socorro aos pacientes.

Ambulantes e limpeza

Cerca de 750 vendedores ambulantes estarão comercializando seus produtos no meio do público que acompanha os shows do Réveillon, enquanto 150 barracas fixas serão montadas para atender ao público no Aterro da Praia de Iracema.

Depois dos shows começa o serviço de limpeza dos locais que recebem a festa. A partir das 7h, 225 garis ficarão responsáveis pelo recolhimento dos resíduos sólidos, para que todo o cenário volte ao normal no primeiro dia de 2012.

Shows

Segundo a secretaria do Turismo, os shows no Aterro da Praia de Iracema começarão às 18h no dia 31 de dezembro. A primeira que sobe ao palco é a cantora cearense Mona Gadelha. Ela será seguida da banda Arsenic, Titãs, Fagner (que fará a contagem oficial), Ivete Sangalo e Ítalo e Renno.

Foram confirmadas as atrações da Tenda Eletrônica do Aterro da Praia de Iracema durante o Réveillon de 2012. O espaço de 650m² é uma alternativa àqueles que optarem por não curtir as apresentações do palco principal.

Apresentam-se na Tenda os DJs Guga de Castro, Rodrigo Fuser, da Farra da Casa Alheia, Itaque Figueiredo e Leo Teruz.

Em Messejana a festa começa com a banda Dona Zefa, logo depois se apresenta o cantor baiano Netinho e o cantor Rafael Greick fecha a noite de atrações. No Conjunto Ceará a principal atração é o sambista Jorge Aragão, também se apresentam as bandas Coda, Selvagens à Procura da Lei e o cantor Chico Pessoa.

Cerca de R$ 5 milhões serão investidos em todo o Réveillon de Fortaleza, que já é considerado um dos cinco maiores do país.

Fonte: Jangadeiro Online

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Carro tomado de assalto por sequestradores em Guaraciaba do Norte é encontrado em Uruoca-CE

                                               MODELO DO VEÍCULO ASSALTADO

Por volta das 08h00min desta quarta-feira (28), populares encontraram na localidade de Sítio Tetéu/Uruoca, um veículo Ágile, da Chevrollet, de cor preta e placa OCR 4053, da cidade de Guaraciaba do Norte-Ce.
Policiais do Destacamento da cidade de Uruoca se deslocaram até a localidade e constataram o fato. O Copom de Camocim foi comunicado sobre o fato e após averiguações descobriu-se que o veículo pertence à Família que foi assaltada e mantida como refém na cidade serrana de Guaraciaba do Norte.

Major Assis, comandante da 3ªCIA/3°BPM, direcionou policiais para o local afim de colherem maiores detalhes. As investigações em relação ao caso ficarão por conta da Delegacia de Polícia Civil de Camocim.

Colaborou: Cb Adriano

FONTE: CAMOCIM POLÍCIA24HS

Em São Benedito, mulheres trocam trabalho no campo pela culinária

Imagem: reprodução TV Jangadeiro

Um grupo de mulheres no município de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, trocou o serviço do campo pela culinária. Com a produção mensal de 2 mil bolos artesanais, elas incrementam a renda familiar há cerca de cinco anos.
O grupo é formado por 24 agricultoras que manuseiam os ingredientes numa cozinha industrial do distrito de Barreiro. Elas se dividem em três pequenos grupos e cada um trabalha uma vez por semana. O produto feito por elas é distribuído nas escolas públicas.
Cada uma das trabalhadoras fatura R$ 350 em média. Por semana são fabricados mais de 670 bolos de sabores variados. Dedes que o projeto foi implantado, cerca de três associações se inscreveram e estão em pleno funcionamento. Outras treze comunidades já sinalizaram e também devem aderir ao programa para incremento da agricultura familiar.

Viçosa do Ceará: Um Canteiro de Obras

 

O ano de 2011 termina, mas as obras e os trabalhos não param em Viçosa do Ceará Além das muitas melhorias que vem sendo feito em todo o município, a Prefeitura Municipal está investindo também na educação, com ampliação e reforma de escolas e construção de quadras poliesportivas. 




Uma maratona de prestação de serviços a população viçosense, não existiria melhor termo para caracterizar o dia 22 de dezembro de 2011, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Infraestrutura, realizou respectivamente na Localidade de Passagem Florida - Distrito de Juá dos Vieiras e na Vila de Padre Vieira as cerimônias solenes para à assinatura da ordem de serviço de obras de fundamental importância para os moradores dessas comunidades.
Por volta das 16h00 a comunidade de Passagem Florida recebeu a visita dos gestores municipais para assinar a ordem de serviço para a ampliação da Escola de Ensino Fundamental Isaak Vieira do Espírito Santo, que irá adquirir uma aparência nova; será a primeira instituição de ensino a ser ampliada verticalmente, ou seja a escola receberá novas acima das existentes através da criação de um segundo andar.

Seguindo o cronograma, o prefeito Pedro Brito e sua comissão seguiram em frente para visitar a vila de Padre Vieira, localizada há cerca de 35 km da sede municipal onde a população pode acompanhar de perto a realização de um sonho que há muito tempo era esperado por todos os moradores da vila; a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma quadra poliesportiva coberta.
É assim, objetivando garantir o bem estar da população que o Governo Municipal de Viçosa do Ceará vem investindo os recursos em beneficio do coletivo.
 
Coordenação de Comunicação Social
NC - Núcleo de Comunicação

Correios entregaram presentes às crianças que escreverem ao Papai Noel de Tianguá

Funcionários da Agência dos Correios de Tianguá atenderam as crianças que mandaram cartas ao papai noel. Centenas de crianças receberam presentes doados por empresários de Tianguá, que adotaram as cartinhas escritas com carinho pelas crianças. A campanha papai Noel dos Correios já existe há alguns anos e vem crescendo a cada ano. E neste Sabado o carro dos correios entregou também na zona rural ,nos sítios mais próximos como no Araticum, Baixa Grande, Limão e Frecheiras, além de alguns bairros da periferia Os Correios tiveram a ajuda de várias empresas tianguaenses. As maiores parcerias foram com a fábrica Kirash e com o Grupo Luiz Aragão.

Fonte: Tianguá em Foco

Prefeita de Tianguá anuncia pacote de obras para a cidade



A prefeita de Tianguá, Natália Félix, anunciou ontem, dia 27 de dezembro, em entrevista na Rádio S'antana de Tianguá, um pacote de obras e benefícios para a cidade em 2012. Segundo a prefeita, a partir de janeiro terá início a construção da nova praça dos eucaliptos, a remodelação da praça do relógio e a reforma completa da av. Jaques Nunes com a padronização de calçadas e a troca de toda a iluminação, além do asfaltamento do entorno da rodoviária. Foi anunciado também, a compra de cinco ônibus novos para transporte escolar e construção de 300 casas populares.

Ibiapaba News

Ipuense é contratado para defender o atual campeão baiano


O goleiro Dionathan está deixando o Ceará temporariamente. A diretoria alvinegra resolveu ceder o jogador por empréstimo ao Bahia de Feira, atual campeão baiano. Na posição, o atleta tem sido a terceira opção do técnico Dimas Filgueiras. Com Fernando Henrique e Adilson como os principais arqueiros alvinegros, Dionathan teria poucas chances de atuar no Vovô.

O goleiro vai se apresentar ao novo clube, na cidade de Feira de Santana, logo após o réveillon.

O Bahia de Feira é comandado pelo treinador Arnaldo Lira. O técnico esteve recentemente dirigindo o Icasa na série B do Campeonato Brasileiro até a penúltima rodada da competição.

Ficah Técnica:
Nome completo: Manoel Dionantan Paiva Rodrigues
Idade: 26 anos
Nascimento: 17/02/1985
Naturalidade: Ipu/CE
Altura: 1.85m
Peso: 79.0 Kg
Clubes: Ferroviário/CE, Terra e Mar/CE, Maranguape/CE, Cristal/AP, Tiradentes/CE, Pelotas/RS e Ceará/CE

Fonte: Ipu Notícias

Motos apreendidas na Ibiapaba

A polícia militar de Guaraciaba do Norte, realizou Blitz no final de semana e apreendeu pelo menos 17 motos que trafegavam de forma irregular.
Na tentativa de diminuir o alto número de acidentes em Guaraciaba, a polícia vem realizando Blitz nas ruas da cidade e no interior, só no último final de semana foram apreendidas várias motos todas por uma razão diferente. 
Pelo menos 6 dessas motos foram apreendidas por estarem sem placas, 6 com descargas alteradas e as outras eram pilotadas por menores de idade, todas as motos foram levadas para a delegacia de polícia onde o delegado Dr. Rudson fez todos os procedimentos cabíveis.
As motos com descargas barulhentas e que estiverem com documentação regularizada, serão liberadas depois que a troca da descarga seja feita na própria delegacia, as sem placas terão que ser emplacadas para ser liberadas e as que eram pilotadas por menores, só são liberadas perante a presença do pai do menor, que vai assumir todas as conseqüências.
Alguém deve estar se perguntando o porque de tudo isso, é que no assalto que aconteceu na semana passada em Guaraciaba, os criminosos usaram 2 motos sem placas e a polícia não vai mais aceitar nem um veículo circulando pelas ruas da cidade sem placa e também vai continuar coibindo a barulheira causada pelas descargas barulhentas.
Em entrevista ao programa alerta geral desta segunda feira (26-12), tanto o Sub-Tenente Sousa , quanto o Delegado Dr. Rudson foram enfáticos, não irão abrir mão da paz em nossa cidade, em consideração as pessoas de bem dessa cidade, o combate a qualquer tipo de crime será intensificado.
Para os motoqueiros que estiverem usando este tipo de descarga, mudem enquanto é tempo, pois a polícia vai apreender todas.
Essas são descargas de motos que foram apreendidas antes e que foram liberadas depois da troca do equipamento.

Imagens: Diassis Lira

Por Diassis Lira

Agricultor é vítima de atropelamento em Croatá-CE


Mais uma vítima fatal no trânsito. Desta vez, no município de Croatá, na Serra. O fato aconteceu por volta das 6:00 h. desta segunda (26/12/11), na rodovia CE que liga aquele município à Guaraciaba do Norte. A vítima fatal do atropelamento foi o agricultor Francisco Ribeiro Braga, 48 anos, residente na localidade de Betânia, zona rural de Croatá. Segundo a PM, a vítima estava andando na CE quando foi colhido por um veículo não identificado. Os policiais receberam informações de populares, dando conta de que havia um corpo na rodovia. A polícia foi até o local e constatou a veracidade do fato. A vítima já estava sem vida. O corpo foi levado para o Hospital de Croatá e depois encaminhado para o IML de Sobral.
 
FONTE: RobertoLiraNotícias

Acidente de moto deixa homem ferido em Guaraciaba do Norte


 
 
Um acidente aconteceu hoje segunda feira (26-12), por volta das 12:50hs, na rua Coronel João Cícero Memória no centro de Guaraciaba, enfrente a loja Cezar Motos.
O acidente deixo o jovem Almir Feitoza Rodrigues de 18 anos residente no distrito de Várzea dos Espinhos, com fratura exposta na perna esquerda, ele foi socorrido por uma equipe do hospital São José, onde recebeu os primeiros socorros e em seguida transferido para o hospital São Camilo de Tianguá.
Segunda informações de testemunhas, o motoqueiro foi colhido por uma caminhante D20, que trafegava na contra-mão, depois do acidente o motorista fugio sem prestar socorro a vítima.
Vale informar que a rua Coronel João Cícero Memória é contra-mão no sentido centro ao cemitério e a D20 estaria seguindo neste sentido o que é ilegal.
                                 Imagens do facebook da Regina Ceulles.

Obs: Segundo o médico Dr. Marcelo Teixeira, os dois estariam errados, a D20 estaria na contra-mão e o motoqueiro não obedeceu a sinalização da placa de trânsito. "Pare".

Diassis Lira

Acidente em São Benedito deixa dois mortos e dois feridos

Um grave acidente ocorrido por volta das 04h05m, desta sexta-feira (26),  em Inhuçu, São Benedito, provocou a morte do jovem  Francisco Juscelino Filho (17) de Guaraciaba do Norte.
José Rodrigues Barreto Alves Mendonça (18), não teve morte cerebral, como foi anunciada hoje. A informação foi passada pela família para que o Portal do Guaracy divulgasse.
No veículo  também viajavam  o Jovem de nome Romário que é filho do casal Aneci e Neide, que sofreu graves ferimentos e se encontra internado na Santa Casa de Sobral e Yago, que é filho do Sr. Raimundo Penha com a Sra. Silvia, que sofreu apenas pequenas escoriações e era o único passageiro que estava usando o cinto de segurança no momento do acidente.
Como aconteceu
Os quatro jovens, que viajavam na Ecosport, ano 2011, dirigida por Rodrigo, haviam ido assistir a um show da Banda Aviões do Forró, em Ubajara (CE), e, ao retornarem para Guaraciaba do Norte, numa perigosa curva existente na entrada de Inhuçu, o veículo desgovernou-se e capotou várias vezes, indo parar há mais de cem metros depois. “O barulho foi tão grande que pensei que tudo estava se acabando”, disseram-nos vários moradores do local.

Com Informações Portal Gu

Roteiro na Ibiapaba une natureza,sabores e esportes radicais


Viçosa do Ceará foi o primeiro município criado na Serra da Ibiapaba, em 1882, e um dos mais antigos do Ceará. Com uma temperatura média de 22°, a cidade é simples e acolhedora. A arquitetura e cultura de Viçosa unem elementos da colonização francesa e portuguesa e da forte presença indígena. No século XVII, o local recebeu um aldeamento indígena de padres jesuítas e foi moradia do Padre Antônio Vieira por seis anos.
Casarão de sabores
A visita à Casa dos Licores, no Centro de Viçosa do Ceará, é memorável. Na bodega de Alfredo Miranda, de 96 anos, são vendidos licores e cachaças artesanais. Mas se engana quem pensa que o lugar merece apenas uma passagem rápida. Os visitantes são convidados a entrar no casarão de um quarteirão, degustar 72 sabores de licor e ter a sorte de ainda ouvir os causos e sons do pífano de mais de 80 anos do Seu Alfredo.
Do fogão à lenha e do forno de barro de Dona Terezinha, casada há 60 anos com Seu Alfredo, também saem doces, geleias e irresistíveis sequilhos, bulins (biscoitos de nata) e petinhas (biscoitos salgados de goma). Com a idade avançada do casal, a filha Tereza Cristina administra a casa e ajuda a dar continuidade à tradição da família. “O segredo é que ainda fazemos a receita da forma tradicional quando ainda não tinha a facilidade dos ingredientes de hoje”, conta Tereza.
Teresa e Alfredo Mapurunga produzem licores e doces (Foto: Silvana Tarelho / Agência Diário)Na casa de Teresa e Alfredo, as paredes estão
cobertas por estantes tomadas de garrafas de licor.
(Foto: Silvana Tarelho/Agência Diário)
As geleias também acompanham a variedade dos licores. Ao todo, são 46 sabores e entre as favoritas estão as de pétalas de rosa e a de cachaça mineira. Os doces preferidos da clientela são de jaca e buruti. Os preços dos produtos vão de R$ 2 a R$ 20. Na Casa dos Licores, também pode ser encontrado um CD e um DVD com a história e as canções que Seu Alfredo.
Patrimônio histórico
Para conhecer e se apaixonar pela cidade, o passeio pode começar na Igreja Nossa Senhora da Assunção. A igreja é a primeira do Estado do Ceará, foi fundada em 1700 e construída por índios e jesuítas. Em 2002, a igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e exibe as características originais. No interior do templo de estilo barroco, há detalhes do teto ao chão, como os painéis pintados no período colonial no forro em madeira na capela-mor e os degraus de madeira e piso com antigas tijoleiras.
Vale andar pelas ruas, conversar com os moradores, sentar em bancos de praças e parar para admirar a história de um pequeno lugar que tem parte da história do Brasil. No Centro Histórico da cidade, estão os casarões tombados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (Iphan) como o Sobrado da Marcela, construído em 1890 com recursos enviados por Dom Pedro II, e o Casarão dos Pinhos, com 186 portas e janelas, do tempo em que a cidade ainda era a Vila Viçosa Real da América. Uma das praças é batizada com o nome de um ilustre filho do lugar, Clóvis Beviláqua. A casa onde o jurista morou hoje é um memorial.
Cidade de Viçosa do Ceará (Foto: Prefeitura de Viçosa/Divulgação) Casario de Viçosa do Ceará, uma das mais antigas cidades do Ceará, e a Igreja do Céu, no fim de 334 degraus. (Foto: Prefeitura de Viçosa/Divulgação)
Não há quem resista a não ir e não levar um utensílio doméstico ou uma peça de decoração do Sítio Tope, a 3 km da sede de Viçosa do Ceará. A arte de moldar o barro e passar para as outras gerações deu a Dona Francisca, artesã há mais de 50 anos, o título de mestre da cultura popular, concedido pelo governo estadual.
No fim de uma escadaria de 334 degraus, o visitante encontra a Igreja do Céu, ponto mais alto da cidade com 990 m de altitude. No caminho a via sacra esculpida pelo artista plástico cearense João Frutuoso rende ótimos registros fotográficos.
Ubajara, a 212 km de Fortaleza, é um lugar imperdível para ecoturismo. O Parque Nacional de Ubajara, a 3 km do centro da cidade, com 563 hectares, abriga grutas, trilhas, cachoeiras e o famoso bondinho que transporta os visitantes a belezas subterrâneas. Onze cavernas estão catalogadas. A Gruta de Ubajara é a única aberta ao público e revela galerias e salas com formações de estalactites e estalagmites, como a Pedra do Sino, a Sala das Rosas e a Sala das Sete Maravilhas.
“A maioria dos nomes das pedras e salas tem relação com o desenho das formações rochosas”, explica o guia Ricardo Menezes, que trabalha no parque há 11 anos. Atualmente, o Parque Nacional de Ubajara conta com 15 guias credenciados que acompanham os passeios. “Temos roteiros para todos os perfis de visitante”, diz. Para chegar até a gruta, o caminho pode ser feito por trilhas, teleférico e até de bicicleta, se o turista tiver experiência. A viagem de bondinho custa R$ 8 (ida e volta) e o serviço de guia é R$ 4.
O guia Ricardo indica o roteiro a pé 7 km pelas trilhas até a gruta. “É para quem gosta de turismo de aventura. Exige preparo físico porque toda a trilha é de pedra”, conta. Com a duração de três horas e meia, o visitante passa pelo mirante da Gameleira, onde há uma das vistas panorâmicas mais lindas de Ubajara, e segue para um banho relaxante na cachoeira do Cafundó com quedas d’água com mais de 70 m de altura. A volta pode ser feita de teleférico.
O Parque Nacional de Ubajara é aberto de terça-feira a domingo, das 8 h às 17 h. O teleférico começa a funcionar a partir das 9 h. A viagem de bondinho custa R$ 8 (ida e volta) e o serviço de guia é R$ 4. Para chegar de Fortaleza, o visitante deve seguir pela BR-222 até a cidade de Tianguá e depois percorre 17 km pela CE-075. De Ubajara até o Parque, dá para ir a pé numa caminhada de 30 minutos.
Ipu, cenário de José de Alencar
No pé da Serra da Ibiapaba, a 294 km de Fortaleza, está a Bica do Ipu, eternizada pelo escritor José de Alencar. No romance Iracema, o autor cearense conta que a “índia dos lábios de mel” saía todos os dias de Fortaleza para se banhar nas águas da bica.
Em tupi, Ipu significa água que cai do alto. A queda d’água de 180 metros de altura é um dos locais mais privilegiados para a prática de rapel. Atualmente, a área está interditada para obras, mas, segundo a prefeitura, o local deve voltar a receber visitantes no carnaval de 2012.
Quem chega a Ipu, não pode deixar de conhecer a Igreja Nossa Senhora do Desterro. A Igrejinha do Quadro, como é conhecida, foi construída em 1765. Outro monumento conservado é a Estação Ferroviária de 1894 que fazia parte do conjunto arquitetônico da Estrada de Ferro do município de Sobral. O local foi restaurado e, atualmente, é a sede da Secretaria de Cultura de Ipu, aberta à visitação.
Bica do Ipu, na serra da ibiapaba (Foto: Kiko Silva/ Agência Diário)Bica do Ipu, queda d’água de 180 m de altura
(Foto: Kiko Silva / Agência Diário)
Boa estrutura
Na divisa com o estado do Piauí, Tianguá tem boa infra estrutura para receber visitantes . Por isso, a cidade, a 335 km de Fortaleza, é a melhor opção de hospedagem da região e está a uma distância pequena de Viçosa do Ceará e Ubajara. Além de receber bem quem passa, Tianguá também conta com atrativos para quem quer ficar.
O município é rico em cachoeiras, trilhas e mirantes. No Parque Ecológico da Floresta, boas opções são a Bica do Pinga, a 5 km da sede do município, e a Cachoeira de Sete Quedas, a 3 km da sede, um encontro de cachoeiras devido à formação em degraus. Em Tianguá, há ainda uma pista de decolagem de voo livre com uma altura de 600 metros no Sítio do Bosco, a 8 km do Centro da cidade. O local é aberto durante todo o dia, conta com uma piscina natural e restaurante, além de área para camping e chalés. A visitação custa R$ 5,00 e a diária do camping é R$ 20,00. Por ser uma cidade polo, Tianguá também reúne produtos artesanais vindo de toda a região. Entre as iguarias mais procuramapa turismo ceara (Foto: Editoria de Arte/G1)


Do G1CE

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Campanha DE CORAÇÃO | Capanha em prol das famílias Tianguaenses do Conjunto Catatau que estão Vivendo em Situação Precária e de forma sub-humana .

CAMPANHA DE CORAÇÃO EM PROL DAS FAMÍLIAS TIANGUAENSES DO CONJUNTO CATATU QUE ESTÃO VIVENDO EM SITUAÇÃO PRECÁRIA E DE FORMA SUB-HUMANA, CLAMAM POR AJUDA DAS AUTORIDADES. POR ESSE MOTIVO TIVE A INICIATIVA DE CRIAR ESSA CAMPANHA COM O OBJETIVO DE PELO MENOS MINIZAR UM POUCO DA TRISTEZA DESSA FAMILIAS DA NOSSA CIDADE. CADÊ AS AUTORIDADES?




LEIA O TEXTO ABAIXO E VOCÊ VAI ENTENDER A DURA REALIDADE DESSAS PESSOAS  É REVOLTANTE.

Maria Deiginane Pereira, presidente no conjunto Catatau, próximo à subestação, no local conhecido como casas invadidas, veio a público denunciar o que está acontecendo com os moradores daquele Bairro. Vivendo em um verdadeiro sofrimento desumano, através de uma carta aos vereadores de Tianguá, ela relata como é a vida das 56 famílias que moram naquele conjunto habitacional após a posse delas nas casas inacabadas. "Venho por meio desta carta fazer uma denúncia sobre o que está acontecendo com os moradores destas casas. Esperamos que os vereadores tomem providências e entreguem esta carta ao juiz do Fórum desta cidade para que nos ajude a sair deste sofrimento desumano. Sobretudo, o sofrimento de nossas crianças e das gestantes que aqui estão, sem o atendimento fundamental que é a visita do agente comunitário de saúde, além da falta de água e da escuridão total. Aqui nas casas tem em média 40 crianças abaixo de 7 anos e várias gestantes, crianças com diarréia, vômito e problemas respiratórios causados pelo piso de barro batido. Há 5 dias atrás, uma criança com 30 dias de vida foi para o hospital com desidratação. Existem varias crianças com problemas de saúde, inclusive uma, deficiente. Não temos para onde ir. Muitos dos que aqui estão, já tinham inscrição na prefeitura para ganhar uma casa. Os vândalos estavam retirando telhas e madeiras, deixando só as paredes e muitos destes moradores estão ao relento. A única torneira de água que tinha no local colocado pela cagece na época da construção das casas, foi retirada. Pedimos socorro aos vereadores e à justiça. Na casa que estamos não tem vaso sanitário. Nossas crianças e adultos vai para o mato fazer suas necessidades. A falta de higiene é total. Tudo que escrevi nesta carta é verdade. Podem vir conferir. Estamos apenas pedindo socorro e justiça, porque somos filhos de Deus. O texto acima é o resumo da primeira carta enviada dia 04/12/2011. Dias depois, foi enviada outra carta à câmara de vereadores:
Eu, Maria Deiginane Pereira, espero que alguém se manifeste com essa carta. É a segunda que vou mandando. Nós estamos sendo esquecidos, apesar da visita da agente de saúde. Mas nós precisamos muito de água e luz, porque nós queremos um Natal digno para nossas crianças. Peço que os vereadores e a senhora prefeita nos ajude. Pense no Natal de vocês e imagine como será o nosso.
Nós estamos muito tristes porque queríamos dar um Natal digno para nossos filhos. Nem os índios vão ter um Natal escuro.

A carta termina com uma pequena mensagem: "Nunca cruze os braços diante dos obstáculos, pois o maior homem do mundo morreu por nós de braços abertos".
A equipe do Tianguá em Foco se dirigiu até o local onde se encontra essas famílas e constatou a difícil realidade vivida por elas. Já na entrada do local viu-se uma criança em cima de uma pilha de lixo procurando algo. O esgoto encontrava-se a céu aberto o que prejudica a saúde daquelas pessoas, principalmente, das crianças. Conversando com os moradores e olhando de perto a real situação daquele povo, contatou-se as condições sub-humanas descritas nas 2 cartas. Foi observado crianças sujas e mal vestidas. Umas brincando no chão de terra batido, outras nos colos das mães. Nas casas, muitas sem o teto, via-se colchões, utensílios de cozinha e poucos móveis velhos, tudo encoberto pela poeira. Nenhuma das casas tinha porta. Os moradores vigiavam seus pertences para que vândalos não os furtassem. A água é cedida por um posto de gasolina localizado próximo ao bairro. À noite, a situação é caótica. A escuridão e o frio obrigam os moradores a fazer uma fogueira. Não podemos fechar os olhos para essa situação de calamidade. A Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma: "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."

Aonde estão as promessas feitas por autoridades que sugam até a ultima esperança de pessoas humildes, esquecidas pela sociedade.

Cidadãos conscientes não são movidos por festas e palanques. São movidos por direitos e necessidades básicas, por justiça e dignidade, por felicidade e esperança.

O ser humano é um ser que pensa, fala, ouve(muitas vezes, só o que quer ouvir), que chora, que protege sua cria, que busca a liberdade e que muitas vezes, é vitimado pela injustiça.

Mas é também um ser que consegue reparar seus erros, ajudar ao próximo, ser justo com quem merece e sensibilizar-se com a situação desumana do outro.

Por isso não se pode deixar estas famílias desamparadas. Sabemos que a vida é injusta e cruel com todos mas pode ser amenizada se soubermos pensar e agir como seres que somos.

TEXTO BLOG TIANGUÁ EM FOCO

Acidente de moto deixa vítima fatal na Ibiapaba

Um grave acidente aconteceu no último sábado dia 24-12 por volta das 13:00hs, no distrito de Morrinhos Novos em Guaraciaba do Norte.
Segundo informações o jovem Manoel Victor Gonçalves do Nascimento de apenas 23 anos de idade, trafegava em um moto honda bros, quando em determinado momento perdeu o equilíbrio e veio a cair.
Ainda segundo informações, o jovem vinha em alta velocidade, usava apenas bermuda e claro como já é de costume em nossa cidade, não usava capacete.
Os médicos informaram que a causa morte foi traumatismo craniano, devido a violência da queda.
As informações é que o jovem Manoel estava de férias em Morrinhos, pois ele estava morando atualmente no Rio de Janeiro e fazia apenas 22 dias que se encontrava em sua terra natal.
É mais um pra engrossar a terrível estatística de mortes causadas por acidentes de motos em nossa cidade.
Menos de uma semana depois em que o suplente de Vereador Vitório morreu de acidente naquele distrito, mais uma vítima deixa aquela população triste com mais uma perda.

Por Diassis Lira

domingo, 25 de dezembro de 2011

Escola Nota 10 de São Benedito é reconhecida Nacionalmente!





pelo fato de que o sítio Carnaúba II e adjacências pertencerem a uma área de remanescentes de quilombolas. As primeiras famílias vieram do Piauí e Maranhão fugindo dos quilombos de Pernambuco a procura de uma vida melhor.   A EMEB Antonio Isaias de Maria no sítio Carnaúba II é a primeira escola da Ibiapaba a obter esse tão honroso reconhecimento. Em virtude disso os estudos históricos se intensificaram na área inclusive com a participação de Escolas e Faculdades de Universidades de todo o país que visitam a Escola e toda a área como fonte de pesquisa.

Também foi ampliada a oferta de merenda escolar na Escola que agora, com maior repasse, é servida em 2 turnos. O seu diretor Félix Junior disse estar muito feliz com o referido reconhecimento cultural e principalmente pela conquista do título de Escola Nota 10 no ano passado.

Na direção da escola desde 2009 Félix Junior enaltece os avanços obtidos como: Prêmio Nota 10 por 2 vezes, Ampla reforma dando a comunidade uma Nova Escola dotada de estrutura com Sala de Direção, Sala de Informática, Sala de Professores, Área de Re-cepção, Área Verde, Cozinha Completa, Banheiros Duplos e Área de lazer para construção da Quadra Poliesportiva.

Félix Junior (foto à direita) enfatiza que todos os resultados obtidos pela escola se dá pelo total apoio que tem recebido do Secretário de Educação, Roberto Dias Macedo e do Prefeito Municipal Junior Brandão a quem agradece pela confiança depositada em assumir esse cargo e que vem desenvolvendo de maneira eficiente, responsável e profissional.

PREFEITURA DE SÃO BENEDITO | CEARÁ

Empresa de São Benedito é vitima de fraude


A empresa Intelecta Cursos da Cidade de São Benedito foi vitima de uma grande fraude, um dos sócios da empresa deu um calote no seu parseiro, e foi embora para o Rio de Janeiro, deixando um buraco na conta da empresa. todos que fiseram os cursos proficionalizantes não teram seus certificados válidos, se os alunos quiserem ter seus certificados válidos terão de fazer outro curso, só que vai ter de ser no novo dono da empresa que é a SOS Informática, e eles alegaram que mão são responsáveis pelo dinheiro gasto pelos pais de estudantes, que não adianta botar na justiça, por que O ex-dono Paulo Victor pode decretar falência da empresa, que não existe mais na cidade

Fonte: Notícias da Serra da Ibiapaba


Ibiapaba vai exportar Morango


A Serra da Ibiapaba está sendo destaque nacional na produção de morango. A ideia agora é expandir para fora



São Benedito. Setenta mil pés de morango produzindo o ano inteiro. É com este número que o morango do Ceará, cultivado em São Benedito, na Serra da Ibiapaba, ganha o Brasil e vai para o Mundo. Há dois anos começou a produção, que agora começa a ser comercializa para mais Estados brasileiros e chegará, até 2014, ao exterior. O morango cearense, até então apreciado somente no Estado e no Piauí, ganha o Brasil indo para Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba. A ideia é que chegue aos Estados Unidos e Europa até 2014.
Para que isso aconteça há cobrança dos produtores. Eles querem a ampliação da Central de Abastecimentos S.A (Ceasa) de Tianguá, a construção do Porto Seco de Sobral e a conclusão do aeroporto internacional de Jericoacoara, em Cruz. Com isso, a produção de morango cearense (hoje perto de 90 mil quilos ano) será melhor distribuída e chegará ao mercado externo, via Porto do Pecém e, também, aeroporto de Jeri.
O morango de São Benedito é classificado como um dos melhores do Brasil, não deixando a desejar quanto aos produzidos no Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Hoje, a plantação conta com o apoio do Instituto Agropolos do Ceará. O morango cearense em tamanho, cor e sabor é até melhor que o produzido no Sul-Sudeste brasileiro, segundo os produtores locais. Com isso, é ideia deles é incluir o morango na pauta de exportação de frutas do Ceará dentro de três anos (2014). Este morango será um dos atrativos culinários cearenses para a Copa do Mundo Fifa 2014, em Fortaleza.

Como tudo começou
Foi assistindo, em 2009, a uma reportagem do programa Globo Rural, da Rede Globo de Televisão, sobre cultivo de rosas em São Benedito, que o mineiro Claudemir César Pereira decidiu se mudar para cidade cearense e investir na plantação de morango. Primeiro, comprou um hectare de terra e ainda em 2009 começou a cultivar morango. Encontrou em São Benedito o local ideal para a produção. Temperatura variando de 14 a 28 graus e mesmo com pouca chuva, mas uma irrigação inteligente, fez com que a terra de São Benedito alcançasse este ano uma produtividade superior ao do Sul-Sudeste. Em São Benedito, um pé de morango rende até quilo e meio da fruta, contra em torno de um quilo em Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo e ainda São Paulo.

Expansão

Já em São Benedito, Claudemir Pereira conseguiu atrair outro empresário mineiro. Fez sociedade com Antônio Borges e a colheita começou a ser dia sim, outro não. Com isso, eles expandiram o negócio e começaram a também comercializar mudas de pé de morango importadas da China. Estas mudas mais produtivas foram introduzidas por Carlos Alberto da Silva, que também entrou no projeto.
Claudemir então trouxe o irmão Flávio José Pereira para cuidar da plantação. Daí comprou mais quatro hectares de terra e hoje em cinco hectares tem 70 mil pés de morango. Hoje, a plantação em São Benedito gera 50 empregos diretos. É o pessoal para preparação do terreno, limpeza e colheita dos morangueiros. A produção começou em 2009, com uma média de 300 gramas de morango por pé. Ao final da safra eram 20 mil quilos. No ano passado aumentou para 40 mil quilos. Hoje, com a produtividade de até um quilo e meio do produto por pé, a safra desde ano está estimada em 100 mil quilos numa área plantada de 50 mil metros quadrados. Flávio Pereira assumiu o plantio no Município de São Benedito com a ida de Claudemir para a Chapada da Diamantina, na Bahia.
Na Ceasa de Maracanaú, o morango de São Benedito está sendo vendido de R$ 12,00 a R$ 13,00 a caixa de um quilo e duzentas gramas. O produto já teve preço de R$ 10,00, a caixa. Mas a tendência com a boa safra deste ano (pode chegar a 100 mil quilos) é que volte a custar R$ 10,00.

Novo experimento

Para melhorar ainda mais a produtividade, o Instituto Agropolos, por meio de seu escritório na Serra da Ibiapaba, desenvolve experimento com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuárias (Embrapa). "Este experimento deve começar a ser implantado no começo de 2012. Trata-se de um experimento que vai melhorar a produção de morango em São Benedito, saindo do solo para o substrato", adianta o técnico do Agropolo Ibiapaba, Antônio Augusto.

Apoio

De acordo com o técnico da Embrapa Agroindústria Tropical de Fortaleza, Fábio Miranda, o experimento em São Benedito tem apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
"Vamos experimentar uma plantação com substratos de 80 centímetros a um metro de altura para evitar o problema de doenças na coluna dos colhedores e melhorar a produtividade, pois diminuirá a incidência de doenças provocadas pelo solo. O experimento terá ainda um manejo mais integrado contra pragas", diz Fábio Miranda.

PROPRIEDADES

Produto necessita de cuidados para correto armazenamento
São Benedito. O morango é uma planta da família Rosaceae, consumido "in natura" e muito utilizado no preparo de tortas, mousses, doces, geleias e bombons. Por ser uma fruta muito sensível, pode ser guardado na geladeira por até três dias.
É classificado como pseudofruto composto, e a parte vermelha, quando maduro, é o desenvolvimento do receptáculo da flor, enquanto os verdadeiros frutos, do tipo aquênio, são os "pontinhos" pretos sobre essa massa suculenta.
Como o morango é uma fruta não climatérica, após a colheita não ocorre amadurecimento nem melhora das condições organolépticas, ou seja, se colhido verde, assim permanecerá, sem melhoria na qualidade comestível. Fruta de baixo valor calórico (cerca de 40 calorias a cada 100 gramas), o morango possui ação antitérmica, diurética, antiartrítica e mineralizante, além de ser antiviral e anticancerígeno. Contém fósforo, potássio, sódio, carboidratos, cálcio, ferro e vitaminas A, B e C. "Vermelhos, suculentos e doces. Finalmente, o brasileiro começa a consumir morangos de qualidade próxima à encontrada na Europa e Estados Unidos. De preferência, misturados a generosas colheres de açúcar e de creme de leite. Agora, basta uma pequena mordida para a polpa doce e macia do morango se espalhar pela boca e dispensar qualquer adição que possa comprometer seu sabor e aroma naturais", escreve a jornalista Nely Caixeta, especialista em produtos de exportação, diretora da Totum Excelência.
A jornalista informa que uma série de variedades mais doces e perfumadas foi introduzida e adaptada às várias regiões produtoras - de estados de clima mais ameno do Sul, passando por São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, até as regiões de altitude do Ceará, Bahia e Distrito Federal. Existem no País mais de 15 variedades de morango em produção.
O morango, que chega à mesa dos consumidores cearenses, percorre um caminho longo até às prateleiras dos supermercados, mercadinhos e lojas especializadas. Na Ceasa, em Maracanaú, o fruto vindo de São Benedito é entregue duas vezes por semana para a empresa distribuidora, o que garante bons morangos para a venda no varejo. Mas, para manter a boa apresentação e qualidade, a logística do transporte e distribuição são passos imprescindíveis.
Os grandes baús transportam 27 mil quilos de morangos por carrada e são preparados para não perder o frio ao longo da viagem, fator importante para manter a qualidade da fruta durante o tempo de transporte. A temperatura ideal, de 0 a 5 graus, é controlada por sistema de refrigeração e conta com sensores que monitoram constantemente a temperatura até o destino. Além disso, antes de chegar aos distribuidores, esses veículos passam por higienização.
As embalagens fazem parte do processo e são peças fundamentais na manutenção da qualidade. O vendedor da distribuidora Perboni, Neto Pegado, diz que as embalagens "agora, são lisas para não correr o risco de cortar o morango e o filme, que cobre, é mais fino", destaca. 


Fonte:Diário do Nordeste

Famílias carentes recebem alimentos da campanha 'Natal Sem Fome' em Ipu



A Paróquia de Ipu realizou durante o dia de ontem, sábado (24/12), véspera do Natal, a entrega dos alimentos arrecadados pela Campanha Natal Sem Fome, que contou com a participação de Agentes de Pastorais, Escoteiros e da Rádio Regional AM de Ipu. Cerca de 420 famílias carentes do município de Ipu, foram agraciadas com os alimentos entregues pelos 74 ministros da Igreja.
As cestas, confeccionadas pela paróquia, foram distribuídas nas comunidades mais carentes da cidade. Por conhecerem mais de perto a situação das famílias de nossa cidade, o critério de distribuição ficou por conta dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC).
Famílias como a da dona Francisca de Sousa Oliveira Rua Japão, 250 Bairro das Pedrinhas, ficou satisfeita com a ação da Paróquia, já que neste momento ela já estava precisando. De acordo com o Chefe Miranda dos Escoteiros Águias do Ipuçaba, foram arrecadados pela campanha 3.300 kg de alimentos durante praticamente todo o mês de dezembro.
A Arrecadação
Nesse ano a maior arrecadação se deu pela Rádio Regional AM, através de doações de ouvintes, empresários, políticos e conterrâneos a emissora de rádio, arrecadou um total de 2.488 kg de alimentos dos mais variados tipos: arroz, macarrão, feijão, biscoito, massa de milho, açúcar e enlatados (carnes e peixe).

Missa do Natal




Na noite de ontem, no horário de 19h da noite, foi celebrada no interior da Igreja Matriz a missa do Natal. Presidida pela Pe. Gérson Luiz (Reitor do Seminário Diocesano em Fortaleza) e concelebrada pelos Padres Raimundo Nonato (Pároco de Ipu) e Herlândino Sampaio (Novo Pároco de Pires Ferreira).
A Matriz foi aberta exclusivamente para as celebrações de ontem e hoje, Natal e Missas Dominicais, logo após a Matriz volta a ser interditada novamente para a conclusão dessa segunda etapa da reforma da Matriz, que consiste em troca do forro, instalações elétricas e som.

Fonte: Ipu Noticias

sábado, 24 de dezembro de 2011

Ibiapina receberá 1,28 MI para Creche


                                                        Foto meramente ilustrativa

Municípios cearenses receberão R$ 90,9 milhões para construção de creches

No total, 41 prefeituras apresentaram demandas através do Plano de Ações Articuladas.
Por: Luciano Augusto (FONTE: www.cearaagora.com.br)
O Ministério da Educação (MEC) confirma um total de 41 municípios cearenses selecionados para receber creches através do Programa Proinfância (PAC 2). De acordo com informações do líder do Governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel (PT-CE), as prefeituras já cumpriram as exigências legais e devem ter os recursos liberados ao longo de 2012.
Os prefeitos desses municípios apresentaram suas necessidades por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) dentro do primeiro prazo estabelecido pelo MEC – 30 de novembro de 2011. Outros 10 municípios têm até 30 de janeiro de 2012 para cumprir com todos os requisitos legais. (Confira mais no site do Ceará Agora).
NA SERRA DA IBIAPABA SERÃO CONTEMPLADOS OS SEGUINTES MUNICÍPIOS:

Ibiapina (1.284.154);
Tianguá (1.450.000);
Ubajara (679.971);
Viçosa do Ceará (1.239.767).

Segundo informações colhidas junto a Administração Municipal de Ibiapina, a creche contemplada para o município será construída na comunidade de ARAÇAS.

                                                               VALEU, PRESIDENTA DILMA.


Alunos do curso técnico em Informática da IEFC de Tianguá desenvolvem projeto de SOFTWARE


nesta semana, os alunos do IFCE do curso técnico de informática fizeram uma apresentação para os alunos e professores, sobre um projeto para criação de um software, o grupo montou uma empresa ficticia com nome de FRIENDS TECH e o projeto foi de um sistema para biblioteca com o nome Software Fênix.



os componentes da equipe são os alunos: Francisca Vanda, Jucielio Aguiar de Oliveira, Maria José luz, Antonia Maria, Edinalva e Natanel Passos.

junto com o apoio do IFCE campus - Tianguá, os alunos foram patrocinados por algumas empresas de Tianguá.
nesse projeto consta apenas a documentação do software, depois prometem ir mais a fundo. nesta apresentação foram passados videos mostrando a diferença de uma biblioteca com sistema e outra sem o sistema.
FOTOS E INFORMAÇÕES: CIÉLIO OLIVEIRA

Fonte: Tianguá em Foco