sábado, 7 de abril de 2012

Malhação de Judas no Sítio do Baixão em Ibiapina

A comunidade do Sítio Baixão, no município de Ibiapina, mantém viva a malhação de Judas, que ocorre no Sábado de Aleluia. Já na sexta-feira Santa, era grande a movimentação de pessoas por ocasião da colocação do boneco de judas. 
Antônio Cândido, um dos participantes, fazia a coleta de recursos para cocolar no bolso de Judas. Deste o levantamento do judas, muitos já se atreviam para buscar o dinheiro colocado no bolso de seu paletó. Entretanto a tarefa não era fácil. Primeiro pela altura; depois, porque ainda foi passado sabão para dificultar ainda mais o acesso. 
A malhação de Judas ou Queima de Judas é uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes.
Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal, pelas ruas de um bairro, sítios, e atear fogo a ele, normalmente ao meio dia.










 

Ibiapina News

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.