terça-feira, 20 de dezembro de 2011

'Na China, eles não comemoram', diz jovem que veio passar Natal em Ibiapina com sua Familia


Há quase cinco anos morando em Xangai, na China, Emillyana Negreiros, 23 anos, vai passar o natal em família depois de dois anos longe da família. A ceia vai ser na casa da mãe, em Ibiapina, serra da Ibiapaba, região norte do Ceará. "Quando eu estou fora do Brasil é muito difícil passar o natal. Lá na China eles não comemoram. Eles aceitam, mas não comemoram", lamenta.
Este ano, a festa vai reunir toda a família, com direito a amigo secreto, bem diferente do ano passado. "É sempre nessa época que mais sinto falta. No natal, a gente se reúne com brasileiros". Emillyana lembra na China o calendário é diferente. "O ano novo deles também é diferente do nosso. Lá é em fevereiro", explica.
Faculdade de mandarim
A cearense foi junto com a irmã estudar mandarim na China, onde o pai morava há mais de 11 anos. "Depois, meu pai cansou e voltou a morar no Brasil e a gente acabou ficando". Ela diz que já reencontrou o pai, que agora mora em Canindé, sertão central do Ceará.
Emillyane lembra que estudou por dois anos em faculdade de mandarim, mas após o retorno do pai ao Brasil trancou a faculdade e começou a trabalhar há cerca de um ano e meio como professora de inglês para chineses. "Eles têm facilidade. O único problema é que o mandarim tem um sotaque muito forte e são tímidos", brinca.
Só para visitar
O último natal que havia passado no Brasil foi em 2009. Este ano, veio um pouco mais cedo para ficar com a mãe, mas já com a volta marcada para março. É que Emillyane não se acostuma mais com a insegurança que se vê por aqui. "Quando chego aqui já ando olhando para todas as minhas direções. Lá, você sai de madrugada e ninguém perturba você", afirma.
Enquanto não retorna, ela ensina inglês e também mandarim para uma turma particular em Sobral, maior cidade do norte do Ceará. "Ainda não estou pensando na possibilidade de voltar a morar no Brasil. É só para visitar mesmo".

Rádio Tabajara

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.