sábado, 31 de dezembro de 2011

Tianguá é um dos destinos mais procurados pelo turistas

Clique para Ampliar
FOTO: KIKO SILVA
A previsão deste início de 2012 é superior à de igual período do ano passado porque em janeiro de 2011 houve a antecipação das chuvas, que interromperam a elevação no movimento de visitantes no litoral cearense
Preocupação do setor é com a falta de profissionais para atender à demanda, sobretudo garçons

Os turistas devem lotar as barracas de praia de Fortaleza nesse Réveillon e durante toda a alta estação. A expectativa da Associação dos Barraqueiros da Praia do Futuro é de pelo menos 20% de incremento em relação ao período entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, quando a antecipação das chuvas no Ceará interrompeu a trajetória de alta da movimentação turística no Estado.

De acordo com o vice-presidente da associação e proprietário da barraca América do Sol, Flávio Costa, a expansão do fluxo de visitantes nas barracas da Praia do Futuro poderia ser ainda maior neste ano, caso houvessem profissionais qualificados disponíveis no mercado para atuar em determinadas funções, em especial, como garçom.

Em falta

"Na América do Sol não contratamos mais temporários porque não existe no mercado. Para atender à demanda nessa época do ano precisávamos de mais 15 garçons, mas só conseguimos contratar apenas mais três. Atualmente, estamos com um quadro de 57 profissionais, quando o ideal seria 70", exemplifica o empresário.

Boa ocupação

Sol aberto em pleno meio-dia da véspera do Réveillon, a América do Sol contabilizava 1.300 cadeiras ocupadas na beira da praia.

"Dispomos de 1.500 cadeiras na praia e mais mil no salão, ao todo, mas o pessoal quer é Sol. Só não ocupamos todas as 1.500 lá fora da barraca porque devido à falta de garçons suficientes para atender, deixamos 200 guardadas", explica.

Segundo Flávio Costa, o privilégio não é somente da América do Sol. Outras barracas da Praia do Futuro experimentam também movimentação intensa."O Revéillon também promete, principalmente para as barracas que possuem atrações musicais na virada do ano como a América do Sol e a Crocobeach", diz.

Outros destinos

Além da Capital, praias do litoral Leste e Oeste devem receber um bom número de visitantes. A expectativa da Secretaria do Turismo do Estado é de que 975 mil visitantes desembarquem em terras cearenses durante esta alta temporada.

Canoa Quebrada, Jericoacoara, Flecheiras, Cumbuco, Aquiraz, Icaraí de Amontada, Icapuí, Tianguá, Camocim, Beberibe, Fortim e Taíba são outras opções bastante procuradas pelos turistas, que movimentam um dos mais importantes setores da economia local.

Somente no período de dezembro 2011 a fevereiro 2012, a renda gerada na cadeia produtiva do segmento deve ser de R$ 2.474,06 milhões. A expectativa é que a demanda hoteleira gire em torno de 80% e, em alguns hotéis, principalmente nos últimos dias do ano, esse número atingiu os 100%. 
Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.