segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Juventude Marial Vicentina de Ipu, realiza XIV Pastoril de Natal nesta Sexta-Feira.


Nesta sexta-feira, dia 23 de dezembro, a Juventude Marial Vicentina de Ipu realiza a tradicional apresentação do Pastoril de Natal no patamar da Igreja Matriz ás 19h.

O evento é a culminância das Novenas Natal em Familia que durante todo o mês de dezembro foram realizadas pelas pastorais nos bairros da cidade.
O quê
Como

Histórico

Como surgiu o Pastoril de Natal representado pela JMV/Ipu
"O Pastoril de Natal atual, surgiu da vontade de ajudar na reforma da Igreja Matriz em 1997, quando a Ir. Dulce era assessora da JMV de Ipu; Pedindo a ajuda de Dona Maria Francisca, a Juventude Mariana Vicentina, apresentou no Auditório do Patronato Sousa Carvalho, em quatro atos, o seu primeiro Pastoril de Natal, com o objetivo de arrecadar fundos para a reforma da Igreja Matriz.

Em 1998, com a ajuda do Sr. Ozório Soares, o Pastoril teve seu texto reformulado, pois Ir. Dulce gostaria que fossem acrescentadas mais músicas, onde passou a ser constituído de seis atos, sendo o 1º “A Profecia de Miquéias” sobre a cidade onde nasceria o Messias; o 2º “A revelação do Natal aos Pastores”, 3º “Visita do Ano às crianças”, 4º “Convite à adoração do Senhor”, 5º “Adoração ao Senhor” e 6º “Visita dos Reis Magos”, onde foi apresentado no Galpão dos feirantes.

É um trabalho que requer muito esforço e dedicação, não temos patrocinadores, mas contamos com o grande apoio de nosso pároco Pe. Raimundo Nonato, que sempre se coloca a disposição para o que precisarmos, mas sem dúvida alguma, é a sua confiança em nosso trabalho a maior colaboração que pode nos dar.

Nosso Pastoril de Natal já participou do Festival Ceará Natal de Luz, promovido pela Secult, onde pudemos levar nossa apresentação a Viçosa do Ceará em 2006, Ubajara e Tianguá em 2007, e representando a região da Ibiapaba, no dia 06 de janeiro de 2008 no Centro Cultural Dragão do Mar.

Pe. Nonato, nos últimos cinco anos veio nos pedindo para apresentá-lo na Confraternização da Pastorais, realizada sempre no dia 23 de dezembro, onde todas as pastorais se reúnem para celebrar o nascimento de Cristo, concluindo as novenas de Natal realizadas nas comunidades locais.

Desde que começamos a apresentar o Pastoril, só o deixamos de realizar no ano de 2001. Portanto neste ano, no dia 23 de dezembro estaremos apresentando, nesta cidade, no Patamar da Igreja Matriz, às 19h, o XIV Pastoril de Natal.

Esperamos contar com a presença daqueles que prestigiam a nossa cultural e se sentem tocados pelo espírito natalino." Gorete Timbó (Participante da JMV- Ipu )

Portal de Notícias da Catedral FM de Ipu

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.