sábado, 17 de dezembro de 2011

SEMAS/Ibiapina rebate críticas



A Secretaria de Meio Ambiente – SEMAS, do município de Ibiapina/Ce, que tem a frente o Sr. João de Freitas Lopes, Secretário Municipal, rebateu as críticas do então embaixador climático do Brasil, o jovem Iranido de Sousa Ferreira, sobre o fato de Ibiapina não haver sido contemplada com o Selo Município Verde.
A matéria, abaixo transcrita, foi publicada no blog do Elias Freitas com o título:
Selo Município Verde
O descontentamento por não ver Ibiapina contemplada com o Selo Verde não foi somente do Embaixador Climático, o Secretário do Meio Ambiente, mais do que ninguém lamenta o não agraciamento do seu município.

As citações no blog do vereador Fernando Carvalho, alusivas ao assunto, merecem algumas ponderações:

Primeiro, temos dúvidas quanto às observações de todo o material que enviamos e, que por razões contrárias à nossa vontade deixamos de comparecer a uma audiência marcada para as devidas averiguações.

Segundo: as práticas ambientais não são tarefas exclusivas da Secretaria de Meio Ambiente, dependem de um conjunto de ações de outros setores públicos, e da própria sociedade, que nem sempre as executam a contento.

Obs.: Registramos a espera por uma contribuição que nunca nos chegou, advinda do nosso Embaixador.

Leis não cumpridas:
Não nos faltam conhecimentos e sim os meios.

Inoperância
A taxação de inoperância da Secretaria merece uma apurada reflexão, se não vejamos: a Secretaria possui um plano de metas para quatro anos, com cópia entregue ao prefeito com cerca de 10 (dez) projetos elaborados, dos quais mencionaremos dois: o projeto do “Mirante”, talvez uma das maiores atrações turísticas da região e o projeto Agente Ambiental - em execução, que foi merecedor de uma reportagem de pagina inteira do Diário do Nordeste (veiculado dia 24/10/2010).

Temos um acervo com cerca 300 livros de excelente conteúdo sobre meio ambiente, material de ótima qualidade, adquiridos sem ônus para o município, resultado de projetos por nós elaborados com este fim.

Vale ressaltar que o nosso projeto Agente Ambiental concorreu com 184 outros projetos e tornou-se integrante dos vinte e quatro projetos selecionados pelo Instituto Chico Mendes. A solenidade de assinatura do termo de compromisso aconteceu na Assembléia Legislativa as 18h00 do dia 16/12/2011.

Este termo de compromisso assinado pelo Instituto Chico Mendes e pelo Município de Ibiapina trará sem duvidas, relevantes benefícios aos ibiapinenses.

Veja Reportagem:
Meio Ambiente

Instituto Chico Mendes firma parcerias no Ceará

O Instituto Chico Mendes assina hoje um termo de compromisso com os municípios cearenses com objetivo de difundir e colocar em prática ações de responsabilidade sócio ambientais . Um dos projetos selecionados é o "Agente Ambiental", desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Ibipiana.
Confira o link:http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1083965

- Inoperância é outra coisa –

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.