segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Empresa em Ubajara promove valorização Humana

Clique para Ampliar
THIAGO GASPAR
A FAZENDA UBAJARA produz e exporta polpas, concentrados e pó de acerola, que compõem os suplementos de vitaminas e minerais da marca
Clique para Ampliar
THIAGO GASPAR
PRODUÇÃO DE ACEROLA. Na fazenda, os trabalhadores são obrigados ao uso de EPIs
A Nutrilite, em Ubajara, procura valorizar seus empregados, oferecendo-lhes um bom ambiente de trabalho

Ubajara. Valorizar mais as pessoas e perceber que um bom ambiente de trabalho gera maior valor humano. Essa tem sido a filosofia da Nutrilite, empresa vinculada a multinacional norte-americana Amway, localizada em Ubajara, a 312km de Fortaleza, e que recebeu o título como uma das 100 empresas brasileiras que oferecem melhor satisfação aos seus trabalhadores. Esse reconhecimento foi feito pelo Great Place to Work Institute Brasil, instituição que, há 11 anos, seleciona, com sua metodologia, as empresas que se destacam no gerenciamento de pessoas.

A Nutrilite compreende, especialmente, uma fazenda com 1.597 hectares, localizados no alto da Serra da Ibiapaba, a 800 metros acima do nível do mar. Foi nesse local que a empresa firmou uma das maiores produtoras de fruticultura, especialmente de acerola, e uma das maiores exportadoras do Estado da fruta em pó, para os Estados Unidos, China e Europa, destinada à composição de nutrientes alimentares.

O pesquisador Francisco Ávila diz que o título faz parte da filosofia da empresa, que não apenas se destaca no mundo com o investimento em produtos agrícolas orgânicos, mas também oferece aos seus trabalhadores condições de trabalho que impliquem em satisfação pessoal e profissional. Com isso, ele diz, há todo um interesse na melhoria da questão salarial, evitar a rotatividade dos quadros de funcionários, gerar benefícios para o trabalhador e seus funcionários e favorecer a ascenção funcional.

“A Nutrilite é uma empresa norte-americana que se firmou na geração de produtos livres de defensivos agrícolas e ainda por pensar no trabalhador como alguém que se realiza pelo que faz”, diz a assistente de comunicação, Raquel Nogueira.

A Nutrilite, líder mundial há mais de 70 anos na fabricação e comercialização de suplementos nutricionais, vitaminas e minerais, compõe 50% do faturamento da Amway (total de US$ 6,3 bi). A fazenda, uma das quatro fazendas orgânicas certificadas da Nutrilite, produz e exporta polpas, concentrados e pó de acerola, que compõem os suplementos de vitaminas e minerais da marca. A empresa conta com mais de 400 empregados, todos com carteira assinada, plano de saúde e atendimento odontológico diariamente nas dependências da própria empresa.

Além disso, a unidade construiu uma escola primária para as crianças do local e está trabalhando atualmente para estendê-la ao ensino secundário. Ela é também a principal colaboradora do Conselho Escolar, que tem como objetivo a melhoria pedagógica e estrutural da escola. Por meio deste convênio, os alunos têm acesso a aulas de música, computação e inglês, além de aulas práticas de agricultura orgânica na própria horta da escola.

Na sede da fazenda há um ambulatório equipado que atende aos funcionários e também à comunidade local. Os programas da comunidade são incentivados e apoiados pela Nutrilite. Entre eles: a prática de esportes, como o futebol e a capoeira, o Time Nutrilite, um programa de incentivo à prática de exercícios físicos a toda a comunidade local, Coleta Seletiva de Lixo, dentre outros.

VALORIZAÇÃO HUMANA

Fazenda tem manejo orgânico bem sucedido


Ubajara. A empresa incentiva agricultores do Ceará e de outros estados a visitarem a fazenda para conhecer como o manejo orgânico pode ser bem sucedido. A preocupação com um ambiente cuidadosamente sadio pode ser constatado a partir do portão de entrada, em que uma placa indica que se trata de uma “empresa não fumante”. No seu interior não é permitido fumar e todos os trabalhadores são obrigados ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Ávila também explica que além da produção da acerola, mamão, maracujá e coco, também se passou a investir em produtos fitoterápicos, onde se mantém uma horta com plantas de reconhecido valor medicinal, inspirado no Projeto Farmácia Viva, criado pelo professor do curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Francisco Mattos.

Muitos desses produtos são encaminhados aos Estados Unidos, com a finalidade de se promover mais pesquisas científicas de modo que também esses produtos venham a resultar em saúde para as pessoas e, especialmente, no tratamento primário de enfermidades, como o uso da capim santo, erva cidreira, colônia, mastruz, boldo, dentre outros.

Pragas

Por ser uma fazenda com uma atenção concentrada no produto orgânico, o combate de pragas é feito de forma natural, em que a própria natureza se encarrega de fazer o controle de doenças que venham a atingir as plantações.

Com isso, são plantadas cercas verdes, com quebra ventos. Outro detalhe é a criação de gado, tendo como principal finalidade o uso do esterco para a produção de húmus e adubação natural.


O QUE ELES PENSAM
Prazer em exercer a atividade

Já são quatro anos que estou trabalhando de carteira assinada. Minha atividade na fazenda é colher a acerola no campo. Mas é possível perceber que são grandes os benefícios aqui na empresa, como a melhoria no salário, a escola para os filhos, o plano de saúde e transporte para os deslocamentos de casa para o trabalho.

Lindamar da Silva César
Colhedora


Já trabalho na Nutrilite há nove anos. Eu cheguei aqui para atuar na capina e hoje exerço a função de vaqueiro. Isso me beneficiou com o aumento do meu salário e também com a minha qualidade de vida. Além disso, somos incentivados a estudar e os cursos são constantes. Acho justo considerar que a empresa é um lugar bom para se trabalhar.

Gerardo Bernadino de Souza
Vaqueiro

Marcus Peixoto
Repórter

TIANGUÁ REPÓRTER ( Tiago Souza)

3 comentários:

  1. Tive o prazer de conhecer pessoalmente as atividades na Fazenda Amway Nutrilite, e o clima lá dentro é este mesmo: Muita satisfação entre os funcionários. Esta empresa merece destaque, pois investe muito mais do que em produtos, investe em pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao pessoal da fazenda Nutrilite , sempre pensando no nosso meio ambiente.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.