sábado, 17 de dezembro de 2011

Famílias invadem Parque em Sobral

Sobral Cerca de 200 famílias, o equivelente a mil pessoas, em média, ocupam há dois dias a área do futuro Parque Mucambinho, nesta cidade. Os sem-teto invadiram a área e já demarcaram duas centenas de lotes de cinco metros de frente por vinte de profundidade. A ocupação é de famílias, a maioria, que mora de aluguel em Sobral. O prefeito Clodoveu Arruda promete negociar a saída deles do Parque, que está em processo de urbanização atualmente.
Antônio Ivonildo Xavier Gadelha é um dos ocupantes. “A Prefeitura ficou de vir aqui, mas até agora não apareceu e a gente precisa desse terrenozinho aqui, porque a gente mora de aluguel, precisa muito desse pedaço de terra”, disse ele. Segundo contou, todos os ocupantes são sem-teto. “Aqui muita gente mora de aluguel. Não tem casa para morar e aí o jeito foi demarcar este terreno aqui”.
Francisco Francineudo Rodrigues da Silva é outro, que ocupou um pedaço de terra, no Mucambinho. “Está com oito anos que moro de aluguel. Tem minha esposa e meus filhos e aqui pagando aluguel de R$ 150,00. É muito difícil. Por isso estou aqui para conseguir este terreno para ir construindo nossa casa devagarzinho”.
Quem também está na área é Francisco Dias Sobrinho. “Estamos aqui porque todos precisam de terreninho para levantar uma casinha para morar. Aqui todos têm família e tudo e não tem para a gente ir, pois todos aqui não têm condições de pagar aluguel”.
Sobrinho informa que a ocupação é ordeira. “Está tudo na paz. A Polícia já esteve aqui e tudo mundo ficou na boa, não teve agressão, não teve ninguém brigando”.
O prefeito Clodoveu Arruda se diz sensível à causa dos sem-teto. “Compreendo esta necessidade de mais habitação da população de Sobral. Agora nós temos que separar o joio do trigo. Ali no Mucambinho tem muita gente, que realmente precisa de casa e essas pessoas já estão cadastradas nos programas da Prefeitura”, informa.
Clodoveu revela que há projetos de construção de mais moradias populares na cidade. “Nós estamos trabalhando para construção de mais habitações populares. Temos conversado com o governador Cid Gomes para a possibilidade de ano que vem lançarmos um programa de mais habitações populares em Sobral”, explica.
Ele frisa que a ocupação no Mucambinho tem diferenças. “Temos que separar o joio do trigo. Ali tem algumas pessoas se aproveitando dessa situação, o que, no lugar de necessidade de casa para morar, essas pessoas estão fazendo negócios. E isso nós não podemos aceitar. Não podemos tolerar”.
Solução
O prefeito afirma que agirá no caso com tranquilidade. “Eu terei tranquilidade para resolver este problema, mas sem me descuidar da necessidade de identificar aqueles que realmente precisam daqueles, poucos, que são oportunistas, que estão aproveitando esta situação de dificuldade para tirar vantagens próprias. Isso eu não terei tolerância de forma alguma. Evidentemente, que conduziremos isso com muita paciência, com muito respeito aquelas pessoas que precisam”.
Clodoveu diz que tem informações que algumas pessoas já estão negociando terreno no Mucambinho. “Tem pessoas negociando. Tem pessoas vendendo aquilo que não é seu. Ademais, a área pública é de todos. Ela é sua, minha. Então, se é de todos, precisa ser respeitada”, complementa o prefeito.
MAIS INFORMAÇÕES
Prefeitura Municipal de Sobral, Rua Viriato de Medeiros, 250 Centro, Zona Norte
Telefone: (88) 3677.1110

Fonte:Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.