quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Câmara de Fortaleza promove audiência para debater projeto de lei que torna Iracema ícone cultural


A Câmara Municipal de Fortaleza promove hoje, às 14h30min, audiência pública para debater o projeto de lei nº 91/2011, de autoria do vereador Guilherme Sampaio. O projeto visa tornar ícone cultural de Fortaleza a personagem Iracema, de José de Alencar.
Uma das propostas é tornar dia 1º de maio, data do nascimento de Alencar, o Dia de Iracema. Diversos segmentos que lutam pela valorização do escritor no Estado estarão presentes.

Segundo Ednilza Moreira, professora do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC), com a aprovação da lei, Iracema passa a ser formalmente um bem cultural. A docente disse acreditar que as pessoas ainda não compreendem a importância do mito criado por José de Alencar para a formação cultural do Ceará. Segundo ela, apesar de ser muito difundida no meio intelectual, as contribuições literárias de Alencar ainda estão muito distantes das “pessoas mais simples”.

Valorização

Moreira coordena o projeto de extensão “Iracema – O retrato de Fortaleza”, que por meio de aulas de leitura, já levou a mais de 150 pessoas, entre artesãos, taxistas e docentes, a importância de José de Alencar e sua obra. “Iracema faz parte de nossa história. No próprio hino de Fortaleza, Iracema aparece. A gente precisa disseminar. Vai fazer parte do patrimônio cultural”, diz Moreira. Além do setor turístico, a iniciativa também leva a conscientização para o ambiente escolar.

Outra ação que vem lutando pela valorização do mito de Iracema é o percurso “Caminhos de Iracema”, que promove um tour pelos pontos de referências à índia e seu criador em Fortaleza. De acordo com Luiz Falcão, presidente da ONG “Caminhos de Iracema”, em Fortaleza existe a carência de um turismo cultural e patrimonial. A atuação da ONG, segundo ele, ajuda a difundir José de Alencar, além de servir como elo de resistência indígena. “O roteiro valoriza as 13 etnias indígenas oficias”.

Neste ano, segundo Falcão, o percurso já levou cerca de duas mil pessoas para apreciarem a rota criada por Alencar. “Fortaleza foi o ponto de partida do projeto. A meta é atingir 80 municípios. Da bica do Ipu à lagoa de Messejana”. Falcão disse acreditar na falta de ligação da população com a figura de José de Alencar e os mitos criados pelo escritor. Segundo ele, Alencar é mais conhecido e valorizado fora do Estado.
OPovo Online

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.