terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Carnaubal e suas raízes

Suas raízes remontam à Segunda metade do Século XIX, quando Manuel Estórgio de Brito e sua mulher D. Francisca Maria de Jesus doaram quatrocentas braças de terras destinadas à formação do patrimônio eclesial, tendo por objetivo a ereção de uma capela (12/08/1869).
Evolução Política: A partir da Divisão Territorial de 31 de dezembro de 1936, constituiu-se a povoação em Distrito, vinculado à jurisdição de São Benedito. Sua elevação à categoria de Município ocorreu segundo Lei n° 3.702, de 22 de julho de 1957
Igreja – A pedra fundamental da capela tem como data de lançamento o dia 29 de agosto de 1869, tendo presidido às respectivas solenidades o padre Joca.
O início da construção desse pequeno templo teve como responsável Eloy de Sampaio Brito, não chegando, entretanto, à conclusão em virtude do seu falecimento.
A conclusão das obras teve como continuador Felinto da Silva Sampaio que, além da capela, construiu várias casas cuja destinação consistiu no alongamento urbano do povoado, vendendo-as a pretendentes moradores. Vale referir que Felinto da Silva Sampaio, além de construtor da capela, consta como primeiro habitante do reduto.
A primeira reforma dessa capela ocorreu em 1945, sob a direção de Horácio Fontenele de Sampaio e Joviniano de Assis Brito, deixando-a em condições de ser elevada a Igreja-Matriz.
A criação da Paróquia teve como precedente meritória campanha encetada pelos fiéis da Cidade, angariando fundos e reivindicando sua criação a quem de direito cabia o deferimento. A elevação da capela à categoria de Igreja-Matriz, dedicada ao orago de Nossa Senhora Auxiliadora, ocorreu a 6 de janeiro de 1958, tendo sido seu primeiro vigário o padre José Batista de Araújo.


Cachoeira Parque das águas (forte queda dágua com altura aproximada de 6m, formando lagos de águas límpidas), Balneário Municipal Cabana Beira Rio (a 1km da sede, formado pelo rio Inhuçu,cascatas no inverno e bicas no verão.



Igreja Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora

Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, Padroeira do Município

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.