quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Feira promove a agricultura familiar

 Fortalecer o processo de comercialização dos produtos provenientes da agricultura familiar do território nos aspectos sociais, ambientais, culturais e econômicos, agregando conhecimento, renda e parceria entre os agricultores.
Esses princípios nortearão a I Feira da Agricultura Familiar do Território Metropolitano José de Alencar. O evento, que acontece na próxima sexta-feira, das 7 às 15 horas, na Praça da Matriz, em Caucaia, consistirá na venda de produtos típicos da zona rural da Região Metropolitana. Dentre esses, destacam-se a banana e as frutas sazonais (atualmente a manga e a jaca), além de hortaliças e até barracas com artesanato, feitos por grupos indígenas, quilombolas e associações comunitárias.
Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Agrário de Caucaia, Irineu Rocha, trata-se de uma iniciativa pioneira em todo o Estado. “Pela primeira vez, estamos tornando realidade o conceito de território, o que, certamente, trará benefícios mais efetivos para a política de agricultura familiar”, disse.
“Essas feiras já vinham acontecendo isoladamente. Agora, as atividades passarão a ser conjuntas e mais organizadas”, afirmou Irineu. Para a iniciativa que acontece na sexta-feira, também haverá itens da pecuária, como a venda do queijo, e o pescado, a ser comercializado pelo Caminhão do Peixe, um veículo pertencente à Prefeitura de Caucaia, doado pelo Ministério da Pesca.
Palestra
“Serão oferecidos peixes, especialmente a tilápia, produzidos na fazenda Santa Bárbara, em Caucaia. Isso oferecerá diversificação para a feira”, ressalta o secretário adjunto.
Ao todo, serão armadas 40 barracas, numa expectativa de 20 agricultores familiares de Caucaia e 20 dos demais municípios. Além da feira, haverá palestra com o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no Ceará, Francisco Sombra, que acontecerá na Escola de Ensino Médio Branca Carneiro de Mendonça, às 10 horas. A feira da agricultura familiar do território metropolitano terá a participação efetiva dos agricultores dos 10 municípios, através de um trabalho integrado entre as prefeituras, secretarias, Ematerce, Banco do Nordeste, Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), Ministério do Desenvolvimento Agrário, Instituto Agropolos do Ceará e demais órgãos parceiros. Estarão reunidos representantes dos municípios de Caucaia, Maracanaú, Itaitinga, Maranguape, Chorozinho, Guaiuba, Horizonte, Pacajus, Aquiraz e Pacatuba.
O público beneficiado pela iniciativa é constituído por criadores e pequenos produtores, assentados, quilombolas, índios, agricultores familiares e empreendedores solidários.

Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.