sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Missão técnica na Ibiapaba


O instituto Agropolos Realizou no período de 22 a 24 de novembro uma missão técnica na Serra da Ibiapaba com produtores de flores e cultivo protegido do Maciço de Baturité. Os floricultores dos municípios de Redenção, Capistrano, Baturité, Guaramiranga, Pacoti e Aratuba, tiveram a oportunidade de conhecer as empresas CEAROSA, REIJERS e Claudio Fogaça e também a Escola de Floricultura do Ceará (TECFLORES).
Nas empresas Reijers e Cearosa, as maiores produtoras de flores do estado, os visitantes acompanharam todo o processo, desde a produção das mudas, plantio, colheita, pós-colheita até a comercialização. Paulo Selba, dono da Cearosa, fez uma palestra falando do início da produção no município de Carnaubal e das dificuldades encontradas fazendo um paralelo com as que os agricultores familiares do Maciço de Baturité encontram hoje. Ele ainda comentou a importância e função da Câmara Setorial de Flores e da Associação Floresce. Paulo também falou sobre a parceria que a empresa possui com pequenos floricultores da região para comercialização dos seus produtos e deixou as portas abertas para que os produtores do Maciço vendam para a Cearosa também.
O gerente da REIJERS, Heleno, também palestrou para os produtores que participaram da missão. Ele falou sobre a diminuição no uso de defensivos agrícolas pela empresa que vem ampliando a utilização de composto orgânico. Além de melhorar a qualidade do produto, a prática diminui custos de produção e os impactos gerados ao meio ambiente.
Na Escola de Floricultura, os produtores de Baturité tiveram a oportunidade de ver o cultivo protegido, telado e o cultivo a céu aberto. Conheceram um pouco mais sobre as flores tropicais e temperadas, as folhagens e plantas ornamentais, e ainda conferiram de perto o experimento que está sendo realizado com o cultivo de pêra e maça na área.
“Nunca imaginei que um dia iria sair do sítio e ver uma empresa de flores tão bem sucedida e que eu posso crescer um dia e, quem sabe, ser uma grande produtora. Fiquei feliz pelo AGROPOLOLOS ter me proporcionado essa oportunidade”, disse Maria Ivonaide, produtora de Redenção.
“O Instituto Agropolos agradece a REIJERS, CEAROSA e a Claudio Fogaça por abrirem as portas das empresas para receber os produtores do Maciço de Baturité e a coordenadora do TECFLORES, Patrícia, que intermediou as visitas e nos recebeu tão bem na Escola”, finaliza Alexandre Maia Alves, coordenador da Unidade Territorial do Agropolos em Baturité.
siteb
sitec
sitef
sitee
sited


Fonte: Agropolos

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.