segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Secretaria de Saúde confirma 19 casos de gripe A no Ceará

Em Pedra Branca, já foram confirmados 17 casos pela Secretaria de Saúde.
Um caso em Boa Viagem e um em Quixadá também foram registrados.

A Secretaria de Saúde do Estado confirmou, na manhã desta segunda-feira (5), 19 casos de gripe A H1N1 no Ceará. Foram registrados 17 casos no município de Pedra Branca, um em Boa Viagem e um em Quixadá. De acordo com a Secretaria, todos os casos que surgiram até agora de gripe A foram leves e moderados e têm relação com Pedra Branca, município de origem do surto.

Sobre as suspeitas de casos em outros municípios cearenses, os exames do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) descartaram os casos que foram notificados em Quixeramobim e em Acopiara. A Secretaria da Saúde do Estado informou que já liberou caixas de tamiflu para todas as 21 regionais de saúde como medida preventiva e para garantir um estoque estratégico.

O tratamento de todos os casos notificados independe do resultado dos exames. Os pacientes suspeitos com sintomas respiratórios da doença estão iniciando imediatamente o tratamento com tamiflu mesmo sem a confirmação de exames laboratoriais, de acordo com a Secretaria de Saúde.
Prevenção
A Secretaria de Saúde afirma que o momento é para prevenção e que a população deve estar atenta aos sintomas. Lavar as mãos o maior número de vezes e evitar contato com pessoas que apresentem os sintomas são as principais formas de prevenir, alerta a secretaria. Caso a pessoa sinta os sintomas como febre, tosse, coriza, falta de ar e dor no corpo, deve procurar imediatamente o posto de saúde.

Fonte: G1 CE

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.