quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra ganha sede reformada


 A Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, formada por 40 crianças e adolescentes de Croatá, na Serra da Ibiapaba, já tem nova sede para a realização de ensaios. Em junho deste ano, O POVO mostrou a suspensão dos ensaios após reclamação dos vizinhos ao promotor de Justiça da cidade, Ivan Leitão.
Por conta do barulho, a associação Arte em Pauta, que coordena a Orquestra, precisou se mudar para um local com revestimento acústico. Depois da reforma de um imóvel, alugado, a nova sede estará pronta no dia 10 de novembro, quando está marcada a inauguração.
O presidente da associação Arte em Pauta, Hélio Júnior, conta que, além da sala para ensaios, com revestimento acústico, a nova sede tem sala de informática e espaço para guardar os instrumentos. “Depois de uma grande mobilização, temos uma sede com todas as condições para aulas e ensaios”, comemora Hélio.
Ainda segundo ele, depois das notícias sobre a paralisação das atividades, a Orquestra também conseguiu apoio da Prefeitura de Croatá e do Governo do Estado, com repasse de bolsas de incentivo aos integrantes.
Hélio explica ainda que, desde junho, os ensaios ficaram restritos aos fins de semana na igreja matriz de Nossa Senhora das Dores e na escola de ensino médio de Croatá.
Patrocínio
A reforma e aluguel da nova sede estão sendo custeados pela empresa de ônibus Expresso Guanabara, que já patrocinava as viagens da Orquestra pelo Nordeste. “O trabalho deles não podia parar. Buscamos local adequado, que não vai trazer problema para a vizinhança. Todos tem a ganhar”, aponta Rodrigo Mont’Alverne, gerente de Marketing da empresa.
Para Pedro Vitor Paiva, 15, saxofonista da Orquestra, a nova sede é a antecipação de algo planejado para o futuro. “A gente pensava nisso para longe, para daqui a cinco anos. A gente vai poder fazer o que gosta sem incomodar ninguém”, descreve Pedro.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA
A Orquestra de Croatá precisou procurar local com revestimento acústico para dar continuidade aos ensaios em sede própria. Polêmica da restrição dos ensaios em horários determinados foi publicada pelo O POVO na edição de 11 de junho de 2011.
Para entender

Dia 11 de junho. O POVO publicou matéria sobre a restrição dos ensaios da Orquestra Estrelas da Serra a horários determinados pelo promotor de Justiça de Croatá, Ivan Leitão. Vizinhos reclamavam do barulho dos ensaios realizados por integrantes e alunos iniciantes. Por conta disso, a direção da Associação Arte em Pauta decidiu suspender os ensaios.
Dia 25 de junho.

O assunto voltou a ser notícia no O POVO por conta da retomada dos ensaios, dessa vez na paróquia da Igreja Matriz, de Nossa Senhora das Dores. Os ensaios na paróquia voltaram de forma provisória e só ocorriam nos fins de semana e feriados. Na época, a Expresso Guanabara anunciou que bancaria o aluguel e a reforma de uma nova sede.
Hoje.

Associação anuncia para o dia 10 de novembro a inauguração da nova sede. Ontem, pela primeira vez, o promotor Ivan Leitão conversou com O POVO sobre o caso. Segundo ele, não houve proibição de tocar. “Pedimos a adequação de horários e que não importunassem os vizinhos. Uma coisa é você ouvir a Orquestra tocando, outra é ouvir ensaiando”. De acordo com Leitão, os problemas com os ensaios devem acabar com a nova sede.

O Povo Online

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.