sábado, 5 de novembro de 2011

Chapada da Ibiapaba: a natureza em todos os sentidos


Distante cerca de 320Km de Fortaleza, a Chapada da Ibiapaba constitui-se num grande polo de atrações turísticas. A serra que atinge os 900 metros acima do nível do mar, oferece o que há de melhor para o lazer dos que a visitam, através dos seus vários municípios, com destaque para Tianguá – passagem obrigatória para os que se dirigem ao norte do país – Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Viçosa e Ipú, este último por abrigar a famosa bica do romance de José de Alencar que banhava a índia Iracema após suas caminhadas a partir de Messejana.
A chapada, por suas características, estimula que se viva a natureza em todos os sentidos. Nascentes de rios, cachoeiras, fontes de águas cristalinas, formações rochosas e florestas dão-lhe um magnífico jogo de luzes e sombras que mostra todos os mistérios que teimam em se esconder na sua grandeza. Lendas, artesanato, folclore, os carros de boi, engenhos, culinária e bebidas são uma mistura perfeita dos costumes de seus primeiros habitantes – os índios Tabajara – com a herança dos jesuítas, os colonizadores, que por lá chegaram em missões religiosas.
Todas as cidades são interligadas pela rodovia CE – 187 e bem próximas entre sí. Contudo, possuem características próprias mas, entre elas, uma é comum : a de bem receber o visitante. Tianguá, por exemplo, exerce uma espécie de centro comercial e de serviços superior aos demais, por encontrar-se na faixa de influência de Sobral e, por isso mesmo, ser o corredor natural do tráfego a quem se dirige à serra ou aos demais pontos do norte brasileiro. Abriga um sítio de grande valor paisagístico e sua estrutura urbana oferece equipamentos como bons hotéis, pousadas, restaurantes, bares, hospitais e até um campo de pouso para aeronaves de médio e pequeno portes.
Ubajara é famosa por sua gruta localizada no Parque Nacional de seu mesmo nome que possui 1.120 metros de extensão, dos quais 420 completamente iluminados artificialmente e abertos à visitação que pode ser acessada por um teleférico com dois bondinhos. Também, uma infraestrutura para bem hospedar e é um município onde existe um dos maiores cultivos de flores do Ceará que se associa ao fabrico de produtos derivados da cana de açúcar, e o artesanato que tem por base a palha e a madeira.
Ibiapina guarda a recordação de haver sido palco de muitas guerras no início da colonização do estado. Os jesuítas não foram bastante para evitar confrontos entre indígenas e os piratas franceses e os portugueses que chegavam. É um reduto cheio de histórias para contar e possui atrações ecológicas naturais com fontes e cachoeiras que, em sua maioria, transformaram-se em aconchegantes balneários.
São Benedito é uma das mais altas da elevação,estimando se encontrar no seu cume. O arraial que deu origem a cidade de hoje data do século XVI, época em que Pero Coelho chegou para colonizar o Ceará. A história diz que começou no ano de 1.725, com a chegada de Dom Jacó de Sousa Castro que, vindo de Viçosa, construiu sua morada, exatamente onde hoje se situa a Praça da Matriz.
Viçosa do Ceará é a mais antiga da região, já que foi o primeiro município lá instalado. Conta com atrativos que variam de um primoroso artesanato, um paraíso para o ecoturismo e pelo clima frio, refrescante, daí ser considerada local ideal para relaxar e curtir a natureza. Em seu ponto mais alto localiza-se a capela de Nossa Senhora das Vitórias, um dos seus cartões postais. A vista do sertão, as fontes cristalinas, cachoeiras, o colorido da vegetação e a beleza da cidade formam uma atração irresistível.
O acesso às cidades da chapada pode ser feito, além do serviço aéreo, pela BR – 222 que começa a subir poucos quilômetros após Sobral. Em suas margens, pontos de venda dos produtos da lavra daquela maravilha cearense. Tenha um bom proveito.

Fonte: Jornal O Estado

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.