sábado, 12 de novembro de 2011

São Benedito recebe a visita da EMBRAPA e da UFPI

A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos de São Benedito e EMATERE – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, receberam pesquisadores da Universidade Federal do Piauí e EMBRAPA através dos pesquisadores João Licinio de Pinho, Regina Lucia Ferreira Gomes, Kaesel Jakson Damasceno e Silva, Consultor Técnico Joaquim Geraldo Cáprio da Costa, pesquisadores em genética e melhoramento do feijoeiro.
O objetivo da visita foi o resgate de sementes tradicionais, conhecidas por sementes crioulas, a fim de enriquecer o banco genético destas instituições. Foi realizada visita a Feira de São Benedito, onde foram coletadas cerca de 12 variedades de sementes de feijão vigna e phaseolus.


Foi feita visita de campo nas comunidades de Pimenteira, Salgado e Xique-Xique, onde foram coletadas mais variedades de feijões e feitas entrevistas com agricultores familiares. A conservação destas sementes é de extrema importância pois mantém as variedades tradicionais, hoje ameaçadas de desaparecer, com o crescente melhoramento e monopólio de sementes por empresas multinacionais.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.