quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Comerciantes debatem venda de agrotóxicos

Transporte de embalagens de defensivos para a Central de Recolhimento em Ubajara
FOTO: HONÓRIO BARBOSA


Técnicos e vendedores se unem em prol da correta comercialização de defensivos químicos no interior do Estado

Com o tema "Comercialização e Uso Legal de Agrotóxicos no Estado do Ceará", a Semace está realizando workshops em macrorregiões do interior. Recentemente, a instituição realizou o sexto encontro da temática em Crateús. Além desta cidade e de Quixeramobim, os Municípios de Iguatu, Ibiapaba, Sobral, Crato, Limoeiro do Norte e Região Metropolitana de Fortaleza já foram contemplados com o evento.

A ação tem avançado em todo o Ceará no sentido de conscientizar a população a cumprir o que diz na legislação, sobre o comércio e uso adequado do produto sem agredir o meio ambiente (Lei Federal Nº 9.605 de 1998) e a destinação final correta para as embalagens vazias dos agrotóxicos (Lei Federal Nº 9.974 de 2000).

O workshop visa alcançar as macrorregiões do Estado, promovendo a conscientização das pessoas que trabalham diretamente com agrotóxicos.

A iniciativa reúne comerciantes desses defensivos químicos, visando esclarecer dúvidas sobre adequação da venda e descarte de embalagens de produtos agrotóxicos. Durante o evento, técnicos e fiscais da Diretoria de Fiscalização explicam procedimentos para o registro das revendas e comércio junto à superintendência, de acordo com a legislação ambiental vigente.

O ato conta com a presença de representantes da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri) e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea). Eles explanam sobre competências e precauções em relação à atividade. Após a explanação, ocorre o momento de perguntas e esclarecimentos por parte dos participantes.

Segundo a Semace, de cada encontro é produzido um documento pelos próprios comerciantes, com a mediação dos técnicos. "É importante o documento porque nele contem as necessidades da região sobre a temática", esclarece a gestora Flávia Prado, que mediou o momento dos debates. A melhoria da assistência técnica no campo, com a contratação de profissionais pelo governo, foi o primeiro encaminhamento do documento elaborado a partir do encontro em Crateús. Por parte dos comerciantes, coube o compromisso de se organizar em associações a fim de facilitar o cumprimento dos trâmites legais pelo setor, inclusive a criação de postos de recebimento de embalagens vazias. O último ponto elencado foi a realização de recebimentos itinerantes.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Wanderley Marques, o encontro foi positivo. "O trabalho de esclarecimento e orientações é importante para os comerciantes e população e ainda mais com a presença de vários órgãos fiscalizadores, que atuam junto aos agricultores, comerciantes e profissionais", declarou.

O comerciante Leandro Maia, que possui revenda de agrotóxicos em Quiterianópolis, cobrou dos órgãos mais informações sobre os produtos. "Precisamos de mais informações sobre o que podemos vender", cobra. A Semace explicou que está adaptando seu sistema para que a relação de produtos conste no site do órgão.


Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.