domingo, 11 de dezembro de 2011

Mais três casos de gripe A são registrados no Ceará nesta semana

São 22 casos da doença no Ceará; Pedra Branca tem 18 dos casos. Secretaria de Saúde do Ceará diz que doença está 'sob controle'.

Mais três casos de gripe A foram confirmados no Ceará, de acordo com o boletim semanal divulgado nesta sexta-feira (9) pela Secretaria de Saúde do Estado. São 22 casos de gripe A H1N1 no estado. Do total, 18 casos ocorreram em Pedra Branca, no Sertão Central do Ceará. Outros dois casos foram registrados em Quixadá e dois em Boa Viagem, cidades também do Sertão Central.

Também foram registrados 859 casos suspeitos da doença, dos quais 759 foram em Pedra Branca, cidade onde ocorreu um surto da doença. De acordo com a Secretartia de Saúde, todos os casos tiveram alguma relação com Pedra Branca, um dos infectados de Quixadá, por exemplo, viaja diariamente a Pedra Branca, onde trabalha.

A secretaria classifica a situação da doença no estado com "sob controle". "Em 26 de novembro foram notificados 193 novos casos no hospital de Pedra Branca e na quinta-feira, 8, apenas quatro novos casos suspeitos foram registrados no hospital", registra o documento da Secretaria de Saúde. Ainda conforme o boletim, nenhum dos casos evoluiu para grave.

Mesmo com a desaceleração do número de casos, a Secretaria da Saúde do Estado mantém as ações de prevenção e controle, com alerta aos profissionais de saúde para os sintomas da doença. Além de febre, tosse e dor de garganta, os pacientes podem apresentar cefaleia e mialgia.

Prevenção
A Secretaria de Saúde afirma que o momento é para prevenção e que a população deve estar atenta aos sintomas. Lavar as mãos o maior número de vezes e evitar contato com pessoas que apresentem os sintomas são as principais formas de prevenir, alerta a secretaria. Caso a pessoa sinta os sintomas como febre, tosse,coriza, falta de ar e dor no corpo, deve procurar imediatamente o posto de saúde.

Fonte: G1CE

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.