quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Mestra da Cultura de Ipu participa do VI Encontro Mestres do Mundo



A Mestra da Cultura de Ipu, Maria Alves de Paiva (Dona Branca), participou do VI Encontro Mestre do Mundo, representando a cidade de Ipu. O encontro aconteceu na cidade de Limoeiro do Norte/CE durante os dias 1, 2, 3 e 4 de dezembro de 2011.

Uma grande gama de diversidade artística, promoção cultural e de identidade. Estes foi os pilares de um dos principais eventos culturais do Ceará, o Encontro Mestres do Mundo! Em sua sexta edição, o evento aconteceu entre os dias 1º a 04 de dezembro no município de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe.

O VI Encontro Mestres do Mundo é uma iniciativa da Secretaria de Cultura (Secult), e do Ministério da Cultura, em parceria com a Comissão Cearense de Folclore e a Prefeitura de Limoeiro do Norte.

Para o secretário da Cultura do estado do Ceará, Francisco Pinheiro, a realização do Encontro é fundamental na agenda cultural cearense. “Os mestres do mundo representam a síntese da diversidade cultural brasileira, sendo obrigatórios no calendário do nosso Estado”, destaca Francisco Pinheiro.

Conheça a nossa mestra da Cultura


Nome: Maria Alves de Paiva
Nome Artístico: Dona Branca
Data de Nasc.: -17/07/1941
Tradição Cultural Desenvolvida: Cerâmica

"Artesanato de Barro Artesanato de origem indígena, espalhado por todo o território cearense, cujos agentes, as famosas louceiras de barro, trabalham a argila, moldando objetivos vários"
Cidade: Ipu
Maria Alves de Paiva, Dona Branca,.é moradora da localidade de Alegria, no município de Ipu, e começou a fazer louça de barro aos 10 anos de idade, com sua avó. Apelidade de Branca por uma pele alva, seu início no ofício foi escondido, pois seu pai não queria que a filha trabalhasse. Com o passas do tempo, seu pai possou a vender o que Branca fabricava, chegando a ir à “Feirona de Ipu”. Dona Branca ensinou o ofício às suas filhas: “é o que agente pode ensinar“                     Fonte : Ipu Notícias .  

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.