segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Associação Cearense de Magistrados repudia ato de violência em Guaraciaba

comar guaraci


A Associação Cearense de Magistrados (ACM) divulgou nesta sexta-feira (27) nota de repúdio a invasão registrada nesta quinta-feira (26) ao Fórum de Guaraciaba do Norte, na Serra da Ibiapaba.
O empresário Aldir Furtado Lopes invadiu a unidade judiciária do município e disparou um tiro de escopeta. O acusado acabou sendo dominado por policiais militares e levado para a delegacia local.
Segundo a Polícia, Aldir decidiu atirar no Fórum ao saber que a Justiça havia revogado a prisão preventiva de um homem acusado de integrar uma quadrilha que, dias antes, havia lhe assaltado, e perguntava onde estava o juiz daquela Comarca.
LEIA A NOTA ABAIXO:
A Associação Cearense de Magistrados – ACM, por seu Conselho Executivo, em face de episódio ocorrido na tarde desta quinta-feira, 26 de janeiro, na Comarca de Guaraciaba do Norte, quando o Fórum foi palco de invasão e disparos de arma de fogo por parte de indivíduo supostamente inconformado com decisão judicial, e que, segundo noticiado, pretendia ofender a integridade física do magistrado que a prolatou, vem a público para manifestar o seu mais veemente REPÚDIO ao ato de ignominiosa violência contra a liberdade e independência do Poder Judiciário, prestando solidariedade a todos os agentes públicos que guarnecem a Justiça naquela Cidade.
A reiteração de atentados contra instalações do Poder Judiciário do Estado do Ceará – foram mais de 10 Fóruns invadidos nos últimos meses –, e agora também contra seus agentes, somente reforça a necessidade da pronta adoção de medidas por parte da administração do Tribunal de Justiça para o fim de garantir o fiel cumprimento da Resolução Nº 104, do Conselho Nacional de Justiça, que determina que todos os fóruns criminais devam ser dotados de detectores de metais, câmeras de vigilância e controle de acesso.
Esta entidade persegue atualmente no CNJ, através de dois procedimentos movidos contra o Tribunal de Justiça, o cumprimento de tais prescrições e o consequente reforço da segurança dos prédios que abrigam a Justiça Estadual e espera que o episódio ocorrido em Guaraciaba do Norte, cujo desfecho poderia ter sido trágico, seja tomado como alerta definitivo para a adoção de medidas urgentes.
Manifesta, por fim, que acompanhará a apuração do caso para o fim de que se destine ao autor de tão absurda violência, observado o processo legal, a justa punição, de modo a evitar a reiteração de comportamentos que tais.

Do Portal Ceará Agora

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.