quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

De encher os olhos

Clique para Ampliar
MARÍLIA CAMELO
Representantes da Fifa, do COL e autoridades deram coletiva no Castelão
Clique para Ampliar
Ronaldo brincou com o calor da Capital cearense e disse que o fator poderia ser usado como arma da Seleção Brasileira quando vier jogar aqui. A Canarinho disputa em Fortaleza o segundo jogo da Copa e uma possível oitava ou quarta de final
Visita da Fifa a Fortaleza foi marcada por elogios do secretário-geral aos preparativos da cidade para o Mundial 2014

"Vocês começaram com o pé direito. A cidade está prestes a entregar o primeiro estádio para o Mundial de 2014 e vocês estão de parabéns". Com estas palavras o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, expressou a sua opinião a respeito do que viu durante a visita oficial realizada ontem às obras do novo Centro de Eventos do Ceará e do estádio Castelão. De acordo com Valcke, não existe nenhuma preocupação, por parte da Fifa, no que diz respeito a Fortaleza. "Vocês sabem que se eu tenho que falar alguma coisa negativa, eu falo mesmo. E, após a visita, eu não tenho nenhuma preocupação", advertiu o dirigente.

Na companhia do ex-jogador e, agora, membro do Conselho Administrativo do Comitê Organizador Local (COL), Ronaldo Luís Nazário de Lima, o secretário-geral se surpreendeu com o prédio do novo Centro de Eventos do Ceará, que abriga a pretensão do Governo do Estado para sediar o sorteio das chaves para o Mundial 2014, evento a ser realizado em dezembro do ano anterior a Copa.

>Veja aqui a entrevista com Ronaldo

No topo

"A dimensão do equipamento é algo impressionante. O que posso dizer é que Fortaleza possui a grande possibilidade de sediar o sorteio. Vocês podem imaginar que na minha posição eu não posso dizer nem que sim, nem que não (quanto à escolha do Centro de Eventos), mas a cidade possui todo o aparato necessário para sediar o sorteio. Se existisse uma lista a respeito dos possíveis locais para receber tal evento, Fortaleza estaria no topo", contou Valcke, que novamente mostrou-se espantado ao saber que o novo Centro possui a capacidade de receber 30 mil pessoas, dez vezes mais do que é exigido pela Fifa para a realização do sorteio das chaves.

"É uma imensa alegria ver que o Estado do Ceará está bem adiantado em relação a Copa do Mundo. Tivemos a grata surpresa de visitar o Centro de Eventos, um belíssimo equipamento que eu, particularmente, nunca vi algo parecido no Brasil. Acredito que ele (o Centro), com certeza será de bom uso para a Copa do Mundo. Agora, em se tratando de estádio, nós vimos que (o Castelão) está com as obras bem adiantadas e isto nos conforta e aumenta o nosso otimismo", complementou Ronaldo.

Para o titular da Secretaria Especial da Copa (Secopa), Ferruccio Feitosa, a reação tida tanto por Valcke, como por Ronaldo, acabou sendo além das suas expectativas. "O Jérôme é sempre muito incisivo e crítico nas suas declarações e a sua aprovação no andamento das obras do estádio Castelão e da candidatura do Centro de Eventos só nos mostra que estamos no caminho certo", disse o secretário que revelou já ter sido sondado por Ronaldo, que ficou interessado em realizar futuramente eventos de sua empresa, no Centro de Eventos do Estado.

Obras de mobilidade

Durante a visita da entidade máxima do futebol e do COL à Capital cearense, a prefeita de Fortaleza, Luiziane Lins, assinou a ordem de serviço para o início das obras de mobilidade urbana para visando à Copa. Mesmo diante do prazo de conclusão de tais intervenções previsto somente para agosto de 2013 - após a realização da Copa das Confederações -, Valcke afirmou estar tranquilo. "A Copa das Confederações é mais uma espécie de evento nacional, onde serão realizados testes para o Mundial. É claro que, assim como Fortaleza, outras cidades também não estarão prontas. No entanto, nós sabemos que para o Mundial (de 2014), temos muito a melhorar", disse o secretário.

Dentre seus elogios, ele também afirmou que o acesso entre o aeroporto e o Castelão está bom. Porém, vale ressaltar que todos os deslocamentos da comitiva foram realizados com batedores ´abrindo´ o transito.

Votação

A respeito da Lei Geral da Copa, uns dos assuntos que Jérôme Valcke pretende resolver durante sua visita ao Brasil, o secretário-geral limitou-se a dizer que "espera que um dia esta Lei possa ser votada e que não precisemos mais falar sobre o assunto".

Valcke e Ronaldo fizeram em Fortaleza a primeira de uma série de visitas às 12 cidades-sedes do Mundial. Após a passagem por Fortaleza, a comitiva se dirigiu para a cidade de Salvador.

FRASES

"Se existisse uma lista a respeito dos possíveis locais para receber o sorteio da Copa, Fortaleza estaria no topo"
Jérôme Valcke
Secretário-geral da Fifa

"Tivemos a grata surpresa de visitar o Centro de Eventos, um belíssimo equipamento que nunca vi algo parecido no Brasil"
Ronaldo Nazário
Conselheiro Administrativo do COL

Centro de Eventos rouba a cena, e Castelão agrada

Desde meados do ano passado, quando começou a chamar atenção pela celeridade na reforma para a Copa 2014, a Arena Castelão tomou destaque nacional, sendo apontado como o mais avançado estádio entre as cidades-sede. Por isso mesmo, a Fifa escolheu Fortaleza para iniciar as vistorias de 2012.

Mas, ao contrário do que todos esperavam, o encanto maior da comitiva que visitou a Capital cearense ontem foi para o Centro de Eventos do Ceará. As dimensões e a modernidade do equipamento mais parecem coisa de Dubai e deixaram Jérôme Valcke e Ronaldo impressionados, mais até do que o governo estadual poderia imaginar.

Este impacto positivo terminou por roubar a cena do Castelão, também elogiado pelos 54% já executados da reforma. Depois da visita, fica a sensação de que as intervenções de Fortaleza para a Copa estão no rumo certo e que o Mundial se torna cada vez mais uma realidade.

Motivo de orgulho

Anunciado no início de dezembro do ano passado como novo membro do conselho administrativo do COL, Ronaldo se mostrou otimista quanto aos rumos que o Brasil está tomando para o Mundial. "A minha atuação apenas começou. Minha principal missão é a de fazer com que o brasileiro se sinta orgulhoso do trabalho que está sendo realizado e ela só será completa quando, ao final do evento, independente de a seleção ganhar ou não", disse o ex-atacante.

Descontraído em alguns momentos durante a sua visita a Capital, o Fenômeno ainda apostou que Fortaleza poderia ser um trunfo brasileiro para eliminar algumas das seleções mais fortes. "Tava brincando com o Jérôme que nós temos uma grande estratégia, na qual poderíamos mandar as principais seleções para jogarem aqui no calor (risos). Logicamente, isto é uma brincadeira, mas seria curioso e poderia dar certo, mas como é sorteio e eu não vou participar, nós não podemos fazer nada".

ÍKARA RODRIGUES
REPÓRTER

Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.