domingo, 26 de fevereiro de 2012

Currículo na Web: É hora de se mostrar

Num mundo onde cada vez mais crescem as pressões por estar conectado, redes profissionais atraem pessoas interessadas em divulgar no meio virtual os currículos. Saiba como montar o seu perfil e que termos devem ser evitados.

Da mesma forma que existem redes sociais como Twitter e Facebook para promover as conexões sociais entre amigos, conhecidos e ídolos, há também as redes profissionais. O próprio nome já diz: o espaço foi pensado para facilitar os contatos com outros profissionais da área. Nesse contexto, a rede mais conhecida hoje no Brasil é o LinkedIn, que entre outras razões vem crescendo em função do aumento proporcional de novos usuários virtuais no País. E se a oferta dessas possibilidades de divulgação virtuais cresce, a procura segue o ritmo.

O que há em comum entre o LinkedIn e o Twitter? Ambos são um espelho para a sociedade, pedem que o usuário monte um perfil e abre espaço para relações pessoais e profissionais. Sendo assim, a orientação é de que seja elaborado um perfil transparente, capaz de divulgar informações profissionais, como experiências, ações e projetos acumulados em trabalhos anteriores. É uma forma de se mostrar ao mercado de trabalho para além do envio do tradicional currículo por e-mail.

“O importante desse tipo de rede é que o empregador pode conhecer suas competências técnicas e comportamentais de acordo com o perfil da vaga”, explica Marcus Cunha, presidente da sede estadual da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-CE).

Cuidados

Segundo o presidente da Marcus Cunha, no entanto, o profissional deve ter alguns cuidados ao montar o perfil. Por exemplo, evitar escrever nos posts informações pessoais desnecessárias, gírias e informalidades. Procurar também não manifestar opiniões de cunho preconceituoso e não fazer comentários de mau gosto, além de escolher fotos e posturas apropriadas à rede.

O recomendado para montar um perfil interessante no LinkedIn é divulgar informações com clareza e concisão, descrevendo o que domina e ressaltando áreas de interesse e cursos. A dica para se diferenciar na rede é procurar recomendações de ex-chefes, profissionais renomados, colegas e ex-colegas de trabalho.

O professor e tradutor público Hélio Pinheiro, 42, tem perfil na rede profissional e acredita que as recomendações “contribuem porque ajudam a divulgar, indicando seu trabalho”, explica. Hélio afirma que, apesar de pouco tempo na Linkedin, já chegaram ao seu e-mail três propostas de trabalho, tendo sido todas aceitas por ele. “É uma forma de fazer contatos. Uso pouco, mas sei que ali é uma vitrine. Divulgo meu trabalho e sei que posso receber mensagens a qualquer momento”, diz.
 

"Vitrine
A rede profissional LinkedIn é uma das mais conhecidas do Brasil e vem ganhando cada vez mais adeptos."
"Detalhes
O perfil de redes profissionais exige cuidados, como evitar gírias, informalidades e informações pessoais desne-cessárias."
 
Jornal o Povo

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.