terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Internacional: ONU duvida da credibilidade de consulta na Síria

Clique para Ampliar
Mesmo após referendo, população continua a se manifestar na Síria
FOTO: REUTERS
A proposta de mudança da Carta Magna síria foi duramente criticada pela comunidade internacional
Damasco. O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, afirmou ontem que duvida da credibilidade do referendo constitucional do domingo (26), na Síria, em que cerca de 90% dos votantes optaram pelo nova Carta Magna.

Ban Ki-Moon disse que a situação de violência e a repressão que sofre o país tira a legitimidade da consulta popular. "Ainda que uma nova Constituição e o fim do monopólio político do partido Baath no poder pudessem ser parte de uma solução política, um referendo deve acontecer em condições livres de violência e intimidação".

Em comunicado, o secretário-geral das Nações Unidas ainda declarou que a prioridade na Síria é o fim da violência para que se inicie um processo político "que responda às aspirações diplomáticas dos cidadãos".

O referendo constitucional, que mobilizou 8,37 milhões de eleitores, foi marcado por vários episódios de violência: grupos de oposição estimam que pelo menos 59 pessoas morreram, entre soldados e civis.

Mesmo durante a votação, morteiros caíam sobre o bairro rebelde de Baba Amr e outras regiões de Homs, devastadas por mais de três semanas de bombardeios, no dia seguinte a uma jornada de violência que deixou cerca de cem mortos, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

A proposta de mudança constitucional foi duramente criticada pela comunidade internacional e pela oposição síria, que convocou um boicote contra a consulta popular.

Na nova carta fundamental, o presidente mantém poderes significativos. Escolhe o primeiro-ministro, independentemente da maioria parlamentar, e em alguns casos pode rejeitar leis.

O artigo 88 prevê que o presidente só pode optar por dois setênios, mas o artigo 155 precisa que estes dispositivos só serão aplicados após as próximas presidenciais de 2014, pelo que Assad poderia se manter no poder por mais 16 anos.

Violência
Pelo menos 64 pessoas morreram ontem após um ataque de homens armados em um posto policial na província de Homs, no centro do país, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

De acordo com a entidade, a ação, que foi qualificada de "massacre", aconteceu em um campo entre os povoados de Ram al Amz e Shandajiyeh. Segundo os opositores, os corpos apresentavam marcas de tiros e golpes de armas brancas.

De acordo com os Comitês de Coordenação Local, outra organização de opositores, pelo menos 124 pessoas teriam morrido em toda a Síria ontem. Outras 25 perderam a vida em Homs, enquanto foram registrados 15 óbitos em Idlib, nove em Aleppo, quatro em Hama, quatro na periferia de Damasco, e uma pessoa na capital, em Deraa, Raqa e Hasaka, respectivamente.

Posição brasileira
O Brasil rejeita a entrega de armas à oposição síria e recusa uma intervenção militar estrangeira por considerar que qualquer uma das ações reforçará o conflito bélico e não resolverá a crise política no país.

A opinião foi expressada pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, após participar da reunião de abertura da 19ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

"O Brasil se posiciona contra a entrega de armas a quem quer que seja. O Brasil condena ações armadas de qualquer lado. Precisamos que toda perspectiva imediata de ações bélicas seja revista, estas têm significados nefastos para a população civil e não contribuem à reafirmação democrática de nenhum país", disse a ministra.

VOTANTES
8,37 milhões de pessoas participaram de plebiscito na Síria, no domingo, para decidir sobre a proposta de mudança constitucional

Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.