domingo, 26 de fevereiro de 2012

Internacional: Brasileiros retirados base na Antártida após incêndio devem chegar neste domingo ao Brasil

Estação foi parcialmente destruída pelo fogo; dois militares brasileiros morreram
Do R7


avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que foi a Punta Arenas, no Chile, resgatar os brasileiros que estavam no incêndio da Estação Antárctica Comandante Ferraz, deve chegar ao Rio de Janeiro neste domingo (26), de acordo com o Ministério da Defesa.
Leia mais notícias do R7

A aeronave partiu neste sábado (25) para resgatar os brasileiros, que deixaram a estação brasileira, seguiram para base chilena Eduardo Frei, também na Antártida, e foram transferidos por um avião da Argentina até Punta Arenas, cidade no extremo-sul do Chile.

Foram encontrados na tarde deste sábado os corpos dos dois militares brasileiros que estavam desaparecidos após o incêndio.

A informação foi confirmada por uma nota do Ministério da Defesa, que informa que o ministro Celso Amorim ficou sabendo que os corpos foram encontrados pelo almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto.
Morreram no incêndio o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o sargento Roberto Lopes dos Santos. A Força Naval, diz a nota, enviará uma equipe de peritos para confirmar oficialmente a identidade dos corpos. Um terceiro integrante da estação brasileira, o primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros ficou ferido e foi transferido para a base do Chile.

Mais de 40 pessoas estavam na estação no momento do incidente, entre militares, pesquisadores e colaboradores também foram transferidos para a base chilena.

Reconstrução
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesse sábado, por meio de nota oficial da Presidência da República, que o governo brasileiro vai reconstruir a Estação Antárctica Comandante Ferraz, base na Antártida parcialmente destruída por um incêndio que deixou dos militares mortos e um ferido.

De acordo com a nota, “a presidente presidenta reafirma a importância do programa de pesquisas desenvolvido na Estação e elogia a abnegação e o desprendimento dos brasileiros que lá trabalham.” “A presidente manifesta, ainda, a firme disposição do país de reconstruir a estação”, completa o comunicado.

A presidente afirmou também que recebeu com “grande consternação” a notícia do incêndio, manifestou solidariedade às famílias do suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e do sargento Roberto Lopes dos Santos, mortos no acidente, e destacou o “heroísmo dos militares no combate ao incêndio”.

Dilma disse ainda que pediu ao ministro Celso Amorim (Defesa), que adote “todas as medidas necessárias para salvaguardar a segurança dos cientistas, militares e visitantes que se encontravam na base”.

Em conversa telefônica, ela agradeceu o presidente do Chile, Sebastián Piñera, no apoio ao socorro e resgate dos brasileiros que estavam na base brasileira e foram transferidos à base chilena Eduardo Frei. A presidente agradeceu também o apoio dos governos da Argentina e da Polônia.
Veja onde fica a Estação Antártica Comandante Ferraz

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.