segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Surfistas reclamam de novo aterro na Praia de Iracema

                                                        FOTO: MAURI MELO
                                    Surfistas se reuniram em frente à Ponte dos Ingleses
Dezenas de surfistas trocaram o sábado de surf pela manifestação contra o novo aterro da Praia de Iracema. Com pranchas nas mãos, eles se reuniram próximo à Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema. Os manifestantes temem que o obra elimine o pico de surf e provoque degradação ambiental. “Somos a favor da revitalização, mas não queremos que o ecossistema seja destruído”, explica o autônomo Justi Freitas.

Para o engenheiro de pesca e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Wladmir Ronald Faria, o novo aterramento pode gerar impactos negativos na região Oeste também. “Tudo o que se faz a leste acaba impactando a oeste. Acredito que o novo aterro pode prejudicar outras praias, como o Icaraí e Cumbuco”, diz.

Uma nova manifestação está marcada para sábado (3), dentro do festival SOS Ponte Metálica, que deve reunir a partir das 16 horas atrações musicais e culturais. “A ideia é sensibilizar toda a população sobre os prejuízos que o aterro vai gerar”, completa o presidente da Associação Desportiva e Social da Praia de Iracema, Marcelo Bibita.

O grupo deve entrar ainda com uma ação na Justiça para impedir a obra. “Vamos lutar para que não acabem com o surf e degradem o ambiente”, acrescenta Bibita.

Licenciamento

O titular da Coordenadoria de projetos Especiais, relações Institucionais e Internacionais (Cooperii), Geraldo Accioly, descarta qualquer impacto negativo na região. “Estamos baseados em estudos ambientais. A obra tem licenciamento ambiental e é acompanhada por vistorias técnicas periódicas”, destaca.

Segundo a Cooperii, 40% da obra de novo aterramento da Praia de Iracema foi executada. A previsão é que até o fim de maio seja totalmente concluída. “Os surfistas podem ser prejudicados temporariamente, enquanto as obras estão sendo executadas. Depois, todos vão ser beneficiados. O surf e a pesca vão continuar”, garante Acciolly.

A expectativa é que até o fim desta semana o Governo Federal libere o recurso, previsto em R$18 milhões.

SERVIÇO
Ouvidoria da SER II pelo telefone 3241 4802. É possível registrar a reclamação anonimamente, recebendo um número de protocolo para acompanhar o encaminhamento do processo


ENTENDA A NOTÍCIA

O aterramento da Praia de Iracema faz parte do projeto de revitalização da área. A obra tem causado polêmica entre gestores municipais e surfistas, que temem o fim do pico de surf e a degradação ambiental.

O Povo Online

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.