quinta-feira, 22 de março de 2012

Após polêmica, obra do Acquario do CE vai parar para realização de estudo

Ministério Público Federal pede que obra pare para estudos arqueológicos.
Procuradores direcionaram recomendações para governo e Iphan.

Gabriela Alves e André Teixeira Do G1 CE
Equipamento abrigará animais de vários pontos do planeta, diz Governo. (Foto: Divulgação)Equipamento abrigará animais de vários pontos do
planeta, diz governo. (Foto: Divulgação)
As obras do Acquario Ocêanico do Ceará vão parar para a realização de estudo arqueológico, segundo a Secretaria do Turismodo Ceará (Setur). A construção foi iniciada neste mês e a paralisação ocorre após polêmica quanto à falta de estudo de arqueologia, que pode encontrar vestígios de civilização e vida de tempos remotos.
De acordo com o secretário de Turismo do Ceará, Bismark Maia, as obras ficarão paradas durante cerca de 15 dias, até a finalização do estudo. O projeto é de que o equipamento seja o maior do gênero no hemisfério sul.
O Ministério Público Federal havia elaborado recomendação ao governo do estado pedindo a suspensão da construção do Acquario até que os estudos arqueológicos da área fossem feitos e aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na quarta-feira (21), os procuradores Alessander Sales e Nilce Cunha direcionaram três recomendações, uma para a Secretaria do Turismo, uma para Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e para o Iphan. A Secretaria de Turismo do Estado, responsável pelas obras, afirma que ainda não foi notificada sobre a solicitação do Ministério Público.
De acordo com o procurador Alessander Sales, às secretarias estaduais, foi recomendado que as obras sejam paralisadas até que todos os estudos obrigatórios sejam finalizados e, ao Iphan, foi recomendado o embargo da construção caso o governo do estado continue com a obra. “A obra tem de passar pela aprovação do Iphan. A legislação federal é muito clara. Enquanto os estudos arqueológicos não forem feitos, a obra não pode continuar”, afirma o procurador.

Segundo o MPF-CE, o governo do estado e o Iphan poderiam se posicionar até segunda-feira (26) sobre a recomendação.
Entenda o caso
No dia 12 de março, o Iphan questionou a licença de instalação do projeto do Acquário Ceará, emitida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Segundo o Iphan, o Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) estão irregulares porque não contêm estudos arqueológicos obrigatórios, que devem ser analisados e aprovados pelo Instituto. O secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, disse que todas as exigências legais feitas por órgãos ambientais foram cumpridas antes do início das obras.
A licença pra construção seria emitida pelo Ibama. O instituto federal, no entanto, nomeou a secretaria estadual de meio ambiente para dar o parecer ou não para início das obras.
Obra
A obra física do Acquário Ceará começou no último dia 7 de março, após a emissão da licença pela Semace. De acordo com o governo do estado, o equipamento turístico terá 18 milhões de litros de água, ambientes que simulam o clima no polos e vai abrigar espécies de várias regiões do planeta. Ainda conforme o governo, o equipamento será o maior do gênero no hemisfério sul e vai ajudar a atrair mais turistas para o Ceará.
 
G1

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.