terça-feira, 27 de março de 2012

Pimentel tem dez dias para explicar negócios

Clique para Ampliar
Em nota, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior informou que o ministro Fernando Pimentel está à disposição para prestar os esclarecimentos que venham a ser solicitados
FOTO: AGÊNCIA BRASIL
Na votação sobre o caso na Comissão de Ética, houve empate. O voto de Minerva foi de Sepúlveda Pertence
Brasília. Em uma votação apertada, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu ontem aprofundar a investigação e pedir informações ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, sobre os negócios de sua empresa de consultoria. O caso volta a atormentar o Palácio do Planalto, logo no momento em que o governo enfrenta uma de suas maiores crises com a base aliada.

"Sem fazer nenhum juízo de mérito por ora sobre as acusações, resolvemos dar a oportunidade de o ministro se manifestar para que então possamos ajuizar se existe essa situação excepcional em que se justificaria a abertura de um processo, embora os fatos veiculados sejam todos eles anteriores à sua posse no ministério", disse o presidente da Comissão, Sepúlveda Pertence. Pimentel terá 10 dias para prestar esclarecimentos.

Votaram a favor do prosseguimento do caso os conselheiros Fábio Coutinho (relator do parecer), Marília Muricy e Pertence. Pelo arquivamento, se posicionaram Roberto Caldas, José Ernanne Pinheiro e Américo Lacombe - o sétimo conselheiro, Humberto Gomes, está de licença médica e não participou. O voto de Minerva foi dado pelo próprio Sepúlveda Pertence.

Em nota, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior informou que o ministro "está à disposição" para prestar os esclarecimentos que venham a ser solicitados "sobre os serviços prestados como economista entre 2009 e 2010, período em que não exercia qualquer função pública".

De acordo com a pasta, o ministro aguarda o comunicado oficial do resultado da reunião. Pimentel é um dos interlocutores e amigos mais próximos da presidente Dilma - os dois estão em viagem pela Índia e só devem retornar ao País no domingo.

"Embora correto o voto do conselheiro Roberto Caldas de que, em linha de princípio, atos anteriores à investidura do ministério não são da competência da comissão, alude o próprio voto a situações excepcionalíssimas em que atos anteriores possam comprometer a autoridade e exigir providência da comissão", disse Pertence.

A oposição vê semelhanças entre a situação de Pimentel e a do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci, que saiu do governo devido à denúncia de ter o patrimônio ampliado em 20 vezes após a prestação de serviços de consultoria.

Cultura
A Comissão de Ética decidiu também pedir esclarecimentos à ministra Ana de Hollanda (Cultura) por ter recebido camisetas da escola de samba Império Serrano para desfilar no Carnaval. O brinde foi enviado seis meses após o ministério zerar a inadimplência da agremiação carioca, desbloqueando o CNPJ.


Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.