sexta-feira, 30 de março de 2012

FORTALEZA: Iguatemi terá expansão de R$ 180 mi

Clique para Ampliar
Após 30 anos desde sua criação, o centro de compras passará pela sua sexta expansão
Clique para Ampliar
Intenção é de começar as obras já no ano que vem, mas é aguardada a aprovação do projeto pela Prefeitura

Ao completar 30 anos no próximo dia 2 de abril, o Shopping Iguatemi prepara-se para realizar mais uma expansão. Em sua sexta etapa, o empreendimento deverá ganhar outros 35 mil m² de área bruta locável (ABL), o que representa um acréscimo superior a 50% da atual (62 mil m²), consumindo investimento de aproximadamente R$ 180 milhões. A intenção é de que as obras se iniciem já no ano que vem, no entanto, para que possa começar, ainda é aguardada a aprovação do projeto pela Prefeitura de Fortaleza.

Para a diretora da Jereissati Centros Comerciais (JCC), Ilia Freitas Alencar, a decisão de mais um expansão deve-se à necessidade do próprio shopping, hoje completamente locado, e por existir no mercado um novo conceito de lojas âncoras, pedindo essa atualização.

"Hoje, existe no mercado um novo conceito de lojas âncoras e que só não está no Iguatemi pela falta de espaço. Atualmente, temos uma demanda reprimida de 70 lojas, entre âncoras e satélites, à espera", explica.

Localização

Segundo a diretora da JCC, a nova etapa do Iguatemi deverá ligar a área onde está localizado o Extra até a entrada das Farmácias Pague Menos, que dá para a segunda praça de alimentação do shopping, passando pelo estacionamento. Para compensar as vagas que serão tomadas, outras 2.500 serão disponibilizadas em um espaço coberto. "Dessa forma, o Iguatemi passará a contar com um total de 6.500 vagas para carros", detalha Ilia Freitas.

Diferencial

De acordo com ela, o projeto de expansão do shopping contempla arquitetura moderna e arrojada. "Pretendemos trazer um diferencial de modernidade e elegância em shopping", completa a executiva.

Conforme disse, a sexta etapa do empreendimento contempla três andares. "Nos dois primeiros, a ideia é comportar em torno de 180 lojas, quatro restaurantes e ainda uma nova praça de alimentação. Já no terceiro piso deveremos receber uma academia de ginástica. Esta expansão ficará totalmente integrada ao que existe. Teremos ainda mais elevadores e escadas rolantes. Com isso pretendemos complementar o mix de lojas e serviços hoje oferecidos", expõe Ilia Freitas Alencar.

Balanço

Na avaliação da diretora da JCC, o Iguatemi, desde que nasceu, já foi uma revolução para a cidade de Fortaleza. "Olhando para o passado, foi uma visão de negócios extraordinária. Ainda no início dos anos 80, por meio de pesquisas e estudos identificamos que a Cidade estaria crescendo nessa direção. Depois do shopping o que se assistiu foi a criação de todo um entorno e até de novas linhas de ônibus. Foi um marco para a descentralização dos pontos comerciais, que, até então, se concentravam em bairros como Centro e Aldeota", afirma a executiva.

E emenda: "nestes 30 anos, com estas expansões, nós temos tentado trazer o que há de melhor em termos de lazer, conveniência, segurança e mix de lojas para Fortaleza. Então, essa sexta etapa é um grande presente do Iguatemi para a Cidade. Nós temos conseguido atender de todos, não importa a classe social a que pertençam. Esse é o nosso diferencial".

Ações

Vale ressaltar que nesse ínterim, aponta ainda Ilia Freitas, "o shopping trouxe vários eventos que marcaram a Cidade, como shows, semana de moda, circos, entre outros". "Além de cedermos espaço para organizações sem fins lucrativos", completa.

Na área ambiental, o destaque fica por conta de o Iguatemi ser o primeiro shopping do Ceará com estação de tratamento de água e esgoto, além de fazer a pré-reciclagem de cerca de 40 toneladas de resíduos por mês, que depois de prensado vai apara a Associação dos Catadores do Jangurussu. "Além do que, os grande eventos realizados pelo Iguatemi sempre buscam gerar o selo ´Carbon Free´, compensando a emissão de CO2 na sua realização com o plantio de novas árvores", fala.

ANCHIETA DANTAS JR.
REPÓRTER 
 
Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.