domingo, 25 de março de 2012

Árvores são replantadas em espaços urbanos do Interior

Clique para Ampliar
No alto, uma das árvores mais conhecidas da região, o Juazeiro (juá). É uma espécie abundante no Nordeste brasileiro. Possui copa larga e alta. O estrato do juazeiro é muito usado na indústria, principalmente, para a fabricação de cremes dentais
Clique para Ampliar
A Aroeira, árvore cheia de qualidades e usos, que vai do chá para gargarejos contra infecção de garganta até a cura de feridas de colo do útero
Clique para Ampliar
O Ypê-roxo, tida como um poderoso auxiliar no combate a determinados tipos de tumores cancerígenos
Clique para Ampliar
O Jucá. De caule liso e castanho com manchas esbranquiçadas, pode chegar até 15 metros de altura e cerca de 60 centímetros de diâmetro de tronco
Clique para Ampliar
O espinheiro, espécie encontrada nas caatingas, cerrados e matas de altitude. Mede de 4 a 6 metros de altura, e dotada de copa rala e irregular
Clique para Ampliar
O Pau D´arco, também conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas
FOTOS: SILVÂNIA CLAUDINO
Ambientalistas, alunos, professores, gestores municipais e ONGs se juntam em defesa do verde nos Municípios

Crateús Iniciativas de cuidado e proteção ao meio ambiente vêm tomando corpo nesta região do Estado. Escolas, instituições, ONGs e gestões municipais promovem momentos de conscientização, bem como ações efetivas, voltadas especialmente para a conservação das espécies nativas do semiárido. Uma ação constante é o plantio de mudas nativas do bioma caatinga, recompondo a vegetação e imprimindo um caráter de cuidado com a flora característica da região.

Essas ações no Interior somam-se à campanha "Plante uma árvore. Semeie esta ideia!", lançada em fevereiro pelo Grupo Edson Queiroz, com o objetivo de transformar Fortaleza na cidade mais arborizada. A falta de verde no espaço urbano tem levado à Capital altas temperaturas e falta de sombra, problemas também sentidos em outras regiões do Estado.

E Crateús, no coração do sertão, também vivencia problemas dessa natureza. Com a temperatura já naturalmente elevada, a necessidade de revitalizar os ambientes é ainda mais urgente. Isso tudo, aliado à necessidade de repor as espécies nativas, como aroeira, juazeiro, pau d´arco, ypê, mororó, sabiá, entre outras, ambientalistas, professores, estudantes e gestores voltam seus olhos para a necessidade de cuidar das árvores nativas e repô-las nos espaços urbanos.

Ação ambiental

Em Tauá, os alunos da Escola de Ensino Fundamental Maria do Livramento, no Bairro Bezerra e Sousa, realizaram uma ação ambiental, em benefício do bioma caatinga. Escolheram um local no centro da cidade, conhecido como "Olho D´água da Nanci" para fazer um trabalho em prol da sua proteção integral. A nascente precisa de proteção, cuidado e arborização. Os estudantes realizaram um mutirão e limparam do local, retirando o lixo que havia no entorno. E, para amenizar o corte das árvores e deixar o local em seu estado natural, serão plantadas mudas de Ipês do Brasil.

Coordenados pelo núcleo gestor da Escola, os estudantes participaram de várias ações no entorno da nascente e na própria Escola: palestras, visitas in loco, entrevistas com pessoas que residem próximo à nascente, limpeza, caminhada educativa e um fizeram um abaixoassinado, que solicita providências para a proteção permanente da nascente.

O documento será entregue ao prefeito municipal. A nascente é considerada um milagre da natureza, pois jorra água em pleno coração do semiárido. Foi "bandeira de luta" do saudoso pesquisador tauaense Joaquim de Castro Feitosa.

"O nosso objetivo foi chamar a atenção da sociedade e das autoridades para a importância da preservação do recurso hídrico de extrema importância para a convivência com o semiárido. Esse Olho d´Água é um patrimônio natural, devemos zelar por essa nascente", destaca a professora Elizabeth Medeiros, do Núcleo Gestor da Escola.

A partir da nascente existente no centro da cidade de Tauá, a escola vem contabilizando as atividades em sala de aula com a responsabilidade de promover um amplo debate sobre os recursos naturais como fator para essa convivência.

De acordo com a professora Elizabeth, a sociedade e o Município ganharam com a ação da Escola, que acendeu nas mentes dos tauaenses a importância da nascente para a Região. "Graças ao trabalho da Escola, hoje a população sabe o significado da importância do "Olho d´Água da Nanci" para a convivência no semiárido", ressalta.

Plantio

O próximo passo da Escola Maria do Livramento será o plantio das mudas de Ipês do Brasil no entorno do recurso natural. Foram doadas 300 mudas pela Estação Ecológica de Aiuaba.

O Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns (Parisc), a Superintendência Municipal do Meio Ambiente, a Associação de Motocross e Rallys da Região dos Inhamuns (Amori) e a Secretaria de Educação do Município também são parceiros na iniciativa e nos projetos de convivência com o semiárido cearense.

Preservação

A estudante Gleiciane Pereira, do oitavo ano, se diz animada por contribuir com a qualidade ambiental da sua cidade. Ela não conhecia a nascente, e diz que, na primeira visita ao lugar, ficou impressionada com a quantidade de lixo e das construções próximas ao Olho d´Água. "Nosso objetivo é sensibilizar os moradores para a importância desse recurso natural para as atuais e futuras gerações para que a população continue usando o olho d´Água como alternativa quando faltar o precioso líquido nas torneiras", afirma.

Para a ambientalista e pesquisadora Dolores Feitosa, o Projeto da Escola é de extremamente importante para a sensibilização da população sobre o valor do "Olho d´Água da Nanci" e de todas as outras fontes naturais existentes na região, bem como os reservatórios destinados a acumular água.

"A água é, com toda certeza, o bem mais necessário à vida de qualquer ser biológico. Imaginemos no meio de umas pedras, no meio de uma rua, a natureza nos premia com uma fonte que é permanente, pois não se sabe a sua idade, mas ela sempre lá esteve", frisa Dolores Feitosa.

Mais informações

Escola de Ensino Fundamental Maria do Livramento Barreto da Costa Leitão - Rua Pedro Matias de Vasconcelos, s/n - Bairro Bezerra e Souza - Tauá/CE

SILVÂNIA CLAUDINO
REPÓRTER

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.