terça-feira, 27 de março de 2012

Assad responde a plano de paz

Clique para Ampliar
De acordo com denúncias da Organização das Nações Unidas, crianças sírias estão sendo recrutadas por grupo rebeldes para combater as tropas de Bashar al Assad, violando convenções internacionais
FOTO: REUTERS
Kofi Annan recebeu uma resposta formal do governo sírio sobre sua proposta para acabar com a violência no país

Genebra. A Síria respondeu oficialmente ao plano de paz com seis itens propostos por Kofi Annan, o enviado especial conjunto das Nações Unidas e da Liga Árabe apoiado pelas potências mundiais, disse um porta-voz de Annan ontem.

"O governo sírio respondeu formalmente ao plano de seis pontos do enviado especial conjunto para a Síria, Kofi Annan, e apoiado pelo Conselho de Segurança da ONU. O senhor Annan está estudando (a resposta) e irá responder muito em breve", disse o porta-voz Ahmad Fawzi em comunicado, sem mais detalhes.

Ontem, Annan disse a jornalistas em Moscou que ele não poderia fixar um prazo para uma solução da crise síria, depois de um ano de confrontos sangrentos.

Segundo o enviado da ONU, no entanto, o impasse não poderá se arrastar indefinidamente.

Annan manifestou que as Nações Unidas poderiam enviar uma missão de observadores para verificar eventuais compromissos entre o governo sírio e a oposição no país.

"Não descarto que uma missão da ONU possa ser enviada à Síria no futuro para garantir que as partes cumpram seus compromissos", disse Annan em discurso perante a imprensa para informar os resultados de sua reunião com as autoridades russas.

A proposta de plano de paz, aprovada no último dia 21 pelo Conselho de Segurança da ONU, pretende acabar com a violência e as mortes, além de liberar acesso a agências humanitárias, soltar detentos e iniciar um diálogo para legitimar as aspirações e preocupações do povo sírio.

Eleições
O Parlamento sírio pediu ontem ao presidente Bashar al Assad o adiamento das eleições legislativas marcadas para o próximo dia 7 de maio, segundo a agência de notícias Sana.

"A Assembleia do Povo pediu ao presidente, durante sua sessão desta segunda-feira, que considere o adiamento das eleições legislativas a fim de consolidar a aplicação de reformas globais", informou a Sana.

O Parlamento recomendou esperar as "decisões tomadas a partir de um diálogo nacional e permitir que os partidos cumpram suas funções para (a realização) de eleições democráticas, em conformidade com a nova Constituição", aprovada por referendo em 26 de fevereiro.

Assad havia anunciado em meados de março a realização dessas eleições.

Mortes de jornalistas
Dois jornalistas britânicos morreram ontem na província de Idlib na Síria, segundo o grupo opositor Comitês de Coordenação Local. Em todo o país, pelo menos oito mil pessoas já morreram em confrontos entre opositores e o regime de Bashar al Assad.

Nasin Intrir e Walid Balidi, de origem argelina e nacionalidade britânica, perderam a vida no povoado de Darkush, na fronteira com a Turquia, atingidos por disparos de forças leais ao presidente Assad. Eles estavam no país para filmar um documentário sobre os confrontos.

Crianças
Rebeldes sírios foram acusados de usar crianças como combatentes, violando as convenções internacionais que proíbem tal prática, disse uma alta funcionária das Nações Unidas ontem.

"Estamos recebendo acusações sobre crianças com o Exército Sírio Livre", disse Radhika Coomaraswamy, representante especial da ONU para crianças e conflitos armados.

Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.