sexta-feira, 9 de março de 2012

Governo vive ‘momento tenso’, diz Carvalho

Clique para Ampliar
Gilberto Carvalho disse que a relação com a base requer cuidados e não ‘cabeça quente’
FOTO: AGÊNCIA BRASIL
A relação do governo federal com o PMDB dá sinais de desgaste. Dilma lamentou rejeição de indicação para ANTT
Brasília. O governo vive um momento tenso na relação com a base aliada, afirmou o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, durante cerimônia de abertura de um seminário sobre a Convenção da Organização Internacional do Trabalho , em Brasília.

Para ele, a derrota no Senado quarta-feira, quando a recondução de Bernardo Figueiredo para a diretoria-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi rejeitada, significa que será preciso fazer uma análise cautelosa sobre a situação atual. “A relação com a base, com o parlamento requer que não se tenha cabeça quente, reações imediatas e que se analise com cuidado cada um dos processos”. E completou: “nossas relações com os partidos são duráveis e passam por momentos tensos, este é um momento tenso”, disse o ministro.

Em votação secreta, o nome de Figueiredo foi rejeitado por 36 votos contrários e 31 favoráveis. A rebelião foi conduzida, em especial, pelo PMDB. Depois de deputados assinarem manifesto com críticas ao governo, parte da bancada no Senado decidiu revelar a insatisfação.

O senador Roberto Requião (PMDB-PR), que fez denúncias contra Figueiredo, foi um dos articuladores da derrubada da indicação. A presidente Dilma Rousseff lamentou ontem a rejeição de Figueiredo. Um novo nome deve ser apontado.

Movimento
O deputado Danilo Forte (PMDB-CE) observa que, na Câmara, o movimento foi construído a partir do manifesto entregue ao vice-presidente Michel Temer, com as reivindicações da bancada, assinado por 56 dos 77 deputados federais. “Nos sentíamos isolados do centro de decisões do governo. Queríamos que os líderes se sensibilizassem com a causa”, afirma.

Segundo Danilo, Temer teve um encontro com a presidente Dilma no qual tocou no assunto, “Ele disse que acredita que a postura daqui para frente será diferente”. Danilo disse, ainda, que no dia 16 de maio, o partido fará um encontro em Brasília para discutir o projeto eleitoral a ser desenvolvido neste ano.

Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.