segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ceará sedia colóquio de língua portuguesa

Clique para Ampliar
A escolha do Ceará para receber o evento está ligada à implantação da Unilab, que abriga cerca de 400 estudantes de países africanos e, recentemente, do Timor Leste, na Ásia. Na foto, a recepção dos timorenses, em março deste ano
FOTO: JOSÉ LEOMAR
Um dos objetivos do evento é tornar o português, assim como outros idiomas, uma língua oficial da ONU

Limoeiro do Norte O Brasil sedia, entre os Municípios cearenses de Redenção e Guaramiranga, o 1º Colóquio Internacional da Língua Portuguesa na Internet e no Mundo Digital. O evento reúne, de amanhã até quinta-feira, representantes de todas as nações integrantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Além de proporcionar a interação entre as comunidades lusófonas, serão discutidos mecanismos de gestão para o desenvolvimento e difusão da língua portuguesa na Internet.

Atualmente, o português é a quinta língua mais utilizada na rede mundial de computadores, com 221 milhões de falantes. Antes do Brasil, outros colóquios com diferentes eixos estratégicos foram realizados em Moçambique, Cabo Verde e Angola, todos países africanos.

A escolha do Ceará para sediar um dos eventos mais importantes sobre a língua portuguesa não foi aleatória. O Estado sedia, há menos de dois anos, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab). Em cursos nas áreas de ciências exatas, humanas e da saúde, a instituição abriga cerca de 400 estudantes dos países africanos Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola e, do continente asiático, Timor-Leste.

Aprender o português e vir para o Brasil estudar e, um dia, retornar à sua pátria com um curso superior é a maior conquista da timorense Brígida da Silva, de 50 anos, depois de ter sido perseguida e presa em seu próprio país por simplesmente querer reaprender o português (o Timor-Leste foi colônia de Portugal e depois da Indonésia). Brígida comunica-se com os filhos e mata um pouco a saudade pela Internet. "Telefone sai caro, e só vou ter condições de voltar para lá daqui a quatro anos, quando me formar", diz.

A Internet é hoje a maior difusora da língua portuguesa. E de acordo com professor Gilvan Muller, doutor em linguística e diretor do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (Iilp), existem hoje sete milhões de falantes de português fora dos países da CPLP, sendo quatro milhões nos Estados Unidos, 300 mil no Japão, 400 mil no Paraguai e quase um milhão de falantes na França.

Interação

Antes do Brasil, já aconteceu em Moçambique, em setembro de 2011, o colóquio sobre a língua portuguesa nas diversidades linguísticas; em novembro do mesmo ano, Cabo Verde sediou o colóquio sobre a língua portuguesa nas diásporas; já no colóquio realizado na Angola em março deste ano, foi discutida a participação do português nos organismos internacionais.

Uma das grandes intenções dos colóquio e do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (Iilp) é torná-la língua oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), somando-se às seis línguas oficiais: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo.

Além dos representantes da cada país de língua portuguesa, o 1º colóquio internacional sobre no Brasil terá a participação do grupo que ela elabora o projeto do Vocabulário Ortográfico Comum de Português (VOC).

O colóquio terá conferencistas de Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, República Dominicana, Estados Unidos e Brasil. O evento, que hoje terá apenas atendimento para a imprensa em Fortaleza, tem abertura e primeira conferência amanhã, em Redenção. Para as 11h está marcada no Campus Liberdade, da Unilab, a conferência magistral intitulada "O espaço das línguas na Internet - panorama e tendências".

Também haverá mesas de debate. Na quarta e na quinta-feira, o colóquio será no Contento dos Capuchinhos, em Guaramiranga. Dentre os temas a serem debatidos estarão propostas de formação para o português digital no século XXI.

Ao final do evento, será elaborada a Carta de Guaramiranga, que pautará a II Conferência Internacional Sobre o Futuro do Português no Sistema Mundial, que acontecerá em Lisboa, Portugal, no próximo mês de outubro.

Mais informações
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira (Unilab)
Redenção/ CE
Telefone: (85) 3332.1414

MELQUÍADES JÚNIORREPÓRTER
Fonte: DN

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.