domingo, 22 de abril de 2012

Relação mais estreita com Cid

Clique para Ampliar
Antônio Balhmann disse que buscará o reconhecimento de parlamentares e da sociedade
FOTO: WALESKA SANTIAGO
Novo coordenador da bancada do CE defende mais transparência para separar interesses individuais de coletivos

Com novo coordenador, a bancada federal do Ceará deve inaugurar, agora, uma relação ainda mais intensa com o Governo do Estado. Segundo o deputado Antônio Balhmann (PSB), que substitui o deputado José Arnon (PTB), é preciso ter transparência dentro do colegiado para separar o que é interesse individual e o que é esforço coletivo por projetos em benefício do Ceará. Ele admite que essas duas vertentes são comuns dentro de qualquer bancada, por isso, defende o constante diálogo para resolver impasses internos.

Desde o ano passado, a relação entre os membros da bancada federal ficou mais difícil devido às constantes disputas por emendas entre os membros do grupo. Os parlamentares passaram a intensificar suas atuações individuais numa espécie de corrida a fim de tentar conseguir emendas para as suas bases eleitorais, o que, alguns dos membros admitem, atrapalhou o trabalho coletivo do grupo.

Antônio Balhmann, que consultou o governador Cid Gomes antes de aceitar a indicação dos colegas para comandar o grupo, admitiu que a relação com o gestor cearense será de maior proximidade ainda e acrescentou que, além de buscar o reconhecimento por parte dos deputado estaduais e vereadores do Ceará, a ideia do novo líder é ganhar reconhecimento também da sociedade.

Esforço

O deputado federal Danilo Forte (PMDB) citou projetos como a Refinaria e a usina de Itataia que precisam receber maior esforço da bancada para realmente saírem do papel. "O Ceará tem vários projetos que precisam de uma pressão maior", avisa. Disse ainda o deputado peemedebista, que só existe sentido em indicar um coordenador para o grupo se for para trabalhar com esforço a "interlocução" entre Ceará e Brasília.

Danilo reconhece que alguns dos representantes cearenses "resumem os seus papeis" tratando de emendas individuais. O parlamentar e defende mais debate junto ao Governo do Estado para tratar das questões importantes do Estado, afim de que o desenvolvimento sustentável tão debatido seja colocado em prática. "O Ceará tem vários projetos que precisam ser discutidos", concluiu.

Antônio Balhmann praticamente não encontrou resistência para comandar o grupo, onde deverá permanecer por, pelo menos, um ano. Ele já foi gestor da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e, na década de 1990, havia exercido mandato de deputado federal, além de, também, ter sido secretário estadual.

Grupo

O ex-coordenador da bancada, deputado federal Arnon Bezerra, chegou a dizer que não pretendia deixar a coordenação do grupo, neste ano, embora alguns colegas estivesse insatisfeitos com o seu trabalho, como o deputado José Guimarães, um outro ex-coordenador.

Também cogitavam assumir a coordenação da bancada, os deputados Ariosto Holanda e Gorete Pereira, mas a proximidade de Antônio Balhmann com o governador Cid Gomes foi ponto forte para ele ser o escolhido.

O deputado José Guimarães, o penúltimo coordenador da bancada cearense, hoje faz um trabalho na área da bancada federal nordestina, também em sintonia com o governador Cid Gomes de quem tem se mostrado ser o principal interlocutor nas relações de Cid com o PT. 
 
Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.