quarta-feira, 25 de abril de 2012

Poluição sonora atinge 8 pontos em Fortaleza

Clique para Ampliar
Exposição a ruídos acima de 85 decibéis por 30 minutos ininterruptos causa danos irreversíveis
Fortaleza possui oito locais geradores de ruídos cujos índices são considerados como acima do permitido aos nossos ouvidos, que é de apenas 60 decibéis. Esses dados foram obtidos nos últimos três meses e fazem parte da Carta Acústica da cidade, que se encontra em fase de elaboração.

Aerolândia, Montese, Edson Queiroz, Barra do Ceará, Messejana, Conjunto Ceará, Maraponga e Centro são áreas em que se concentram maiores picos de incidência de ruídos. Conforme levantamento direcionado pelo especialista em ruídos urbanos, Aurélio Brito, foram feitas medições em todos os bairros da Capital, levando-se em consideração local, dia, horário e período da captação dos índices.

De acordo com Aurélio Brito, em bairros como Aerolândia e Montese, o fluxo de decolagem e pouso dos aviões, aliado ao tráfego intenso nas vias principais de acesso ao aeroporto, contribuem para registrar os picos alcançados. "Avaliamos que esta é uma situação que preocupa", argumentou o especialista.

Para o presidente da Sociedade Cearense de Otorrinolaringologia e Endoscopia Per-oral (Scorlep), André Alencar Araripe Nunes, a pessoa que estiver exposta por 30 minutos ininterruptos a ruídos acima de 85 decibéis sofrerá dano irreversível em sua audição.

"Os níveis de poluição sonora em nossa cidade são altos, principalmente, no Centro. Os efeitos não são imediatos, eles aparecem com o tempo e são cumulativos. Lembrando que não há como reverter perda instalada", alerta o médico.

O otorrinolaringologista aconselha que "se você identificou que pode ser uma vítima do ruído, procure fazer um exame de audição para detectar se há perda ou qualquer anormalidade auditiva".

Ele acrescenta que os sintomas, geralmente, se manifestam quando uma pessoa tem dificuldade em escutar ao telefone ou ainda quando ouve televisão em volume elevado e pede para outra pessoa repetir constantemente o que lhe falam em conversa. "Com esses sinais, procure o médico especialista", ressalta André Alencar.

Responsável pela coordenação da campanha de conscientização sobre o ruído no Ceará, Aurélio Brito comanda, hoje, uma vasta programação para marcar o Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído, em inglês, intitulado de International Noise Awareness Day (Inad). Neste ano, o tema do movimento é "Bem-estar garantido é bem-estar sem ruído".

A programação alusiva ao dia consta de apresentação do grupo de fantoche do Ronda do Quarteirão, no Terminal do Siqueira, de 6h30 às 8h. Na oportunidade, Aurélio e a equipe também estarão distribuindo folders da campanha e farão o lançamento do Inad pela televisão.

Em seguida, das 9h às 11h, eles se deslocarão até a Escola Evandro Aires de Moura, no Conjunto Ceará. Lá, acontecem palestra do major Marcos Costa, do Comando de Polícia do Meio Ambiente (CPMA) sobre poluição sonora nas escolas e divulgação do evento na rádio.

Silêncio

Na Câmara Municipal de Fortaleza e na Assembleia Legislativa do Estado, acontecerão pronunciamentos sobre o Inad. Entre 14h25 e 14h26, haverá a realização de 60 segundos de silêncio para destacar o impacto do ruído excessivo em nossas vidas.

Enquanto isso, nos principais cruzamentos das vias dos bairros da Maraponga e Modumbim, serão entregues material com orientações sobre efeitos do ruído no ser humano.

Outras cidades cearenses também aderiram ao Inad: Carnaubal, que desde março desenvolve campanha de conscientização nas escolas, e Juazeiro do Norte.

ADALMIR PONTEREPÓRTER

Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.