quarta-feira, 25 de abril de 2012

Obama busca votos dos jovens

Clique para Ampliar
Em discurso para cerca de oito mil pessoas na universidade da Carolina do Norte, Obama defendeu financiamento para os estudantes americanos
FOTO: REUTERS
Ele está viajando por Carolina do Norte, Colorado e Iowa, três estados determinantes para a sua campanha

Boulder (Colorado). O presidente americano, Barack Obama, viaja por estados decisivos. Ele busca o voto dos eleitores mais jovens, que o ajudaram a chegar à Casa Branca, mas podem não estar mais tão entusiasmados para confirmá-lo no poder em um novo mandato.

Obama está em uma viagem de dois dias por Carolina do Norte, Colorado e Iowa, três estados que vão ajudar a determinar se ele vai ter direito a um segundo mandato nas eleições de novembro ou se terá de sair da Casa Branca depois de apenas quatro anos como seu ocupante.

Sua primeira missão foi pressionar o Congresso a não dobrar os juros sobre empréstimos estudantis em julho, um cenário que sua administração teme poder elevar o custo da faculdade e reduzir a demanda em uma economia fragilizada.

Ontem, em discurso para cerca de oito mil pessoas na universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill (sudeste), Obama defendeu o poder aquisitivo dos estudantes.

"Eu não estaria aqui, Michelle não seria o que é hoje se não fosse pelas bolsas de estudo e os empréstimos estudantis. Nossas famílias não tinham recursos", afirmou. O reembolso de empréstimos estudantis "é algo que Michelle e eu conhecemos pessoalmente", disse o presidente aos estudantes.

A Secretária de Educação dos Estados Unidos, Arne Duncan, alega que familiares e estudantes já lutam para manter os enormes gastos de cursar uma universidade e que seria prejudicial elevar as taxas de 3,4% para 6,8%.

Pesquisas mostram que essa importante parcela do eleitorado está hoje menos engajada na política desde que a campanha de esperança do presidente bateu de frente com a dura realidade de governar em Washington.

Obama venceu nos três estados em 2008, mas, neste ano, eles são obstáculos para sua confirmação na presidência em novembro. Em cada parada, ele irá falar em campi universitários, em busca do interesse dos estudantes em sua reeleição.

Ele venceu na Carolina do Norte por menos de 1% dos votos em 2008, mas esse deve ser o estado com maior risco para o presidente em 2012, porque tem um eleitorado tradicionalmente sulista, mas a força jovem de Obama, afro-americanos e eleitores mais instruídos mudaram suas visões políticas nas eleições de quatro anos atrás.

O Colorado deve ser o centro da disputa incerta contra Mitt Romney, o candidato republicano. Iowa é especial para Obama, que construiu uma política no estado que o conduziu à vitória contra a companheira democrata Hillary Clinton e posteriormente à Casa Branca.

Um assessor de Obama declarou que a administração percebeu que será difícil ter o mesmo número de votos dos jovens e com a mesma força de 2008.

Ele ainda previu que o nível de entusiasmo em relação a Obama deve crescer quando a data da votação se aproximar e as diferenças entre as plataformas dos dois candidatos se tornarem mais claras.

A campanha de Romney, no entanto, assinalou ontem que ele vai lutar contra Obama por cada voto jovem, levando o discurso para um contexto maior, baseado na postura econômica do presidente diante da maior crise do país desde a Grande Depressão de 1929. O presidente conseguiu "enganar um grande número de universitários para apoiar a sua campanha", disse o ex-senador republicano Hank Brown, que já foi reitor da Universidade de Colorado, aonde Obama esteve ontem.

Em 2008, ano da vitória acirrada contra o candidato republicano, o senador John McCain, Obama obteve 66% dos votos dos eleitores entre 18 e 26 anos.

Foco

Mitt Romney está trocando o profundo conservadorismo para concorrer à presidência dos Estados Unidos e adotando uma plataforma mais de centro, um esforço para conquistar eleitores independentes que vão decidir o vencedor em novembro.

Com a saída de Rick Santorum da corrida presidencial, seu principal concorrente, Romney tinha como certa a vitória das primárias de ontem, realizadas em cinco Estados, encerrando simbolicamente o processo de nomeação partidária.

Os eleitores de Nova York, Connecticut, Delaware, Rhode Island e Pensilvânia encerram a eleição, mas o ex-governador de Massachusetts não estará em nenhum desses locais para celebrar sua vitória. Em vez disso, ele irá para New Hampshire, onde pronunciou o discurso que ele intitulou "Uma América Melhor Começa nesta Noite". 

Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.