domingo, 22 de abril de 2012

Treinamento especial para as Copas

Clique para Ampliar
As abordagens a veículos suspeitos são momentos de alto risco nas ações de rua
FOTOS: KIKO SILVA
Clique para Ampliar
Técnicas de imobilização e defesa pessoal também fazem parte do treinamento que os homens do Ronda estão recebendo de oficiais do Batalhão de Choque
Clique para Ampliar
Técnicas de imobilização e defesa pessoal também fazem parte do treinamento que os homens do Ronda estão recebendo de oficiais do Batalhão de Choque
Clique para Ampliar
Em ações de buscas a suspeitos em ruas, avenidas e mesmo em favelas da Capital, os militares também passam por situação de risco diante de possível reação
Policiais estão sendo preparados por oficiais do BpChoque para agir de forma eficiente nas operações de rua

Trinta policiais do Batalhão de Policiamento Comunitário (BpCom/Ronda do Quarteirão) estão sendo treinados pelo Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). Esta é a primeira turma de um total de 300 militares que serão submetidos a estágio de patrulhamento urbano visando a Copa das Confederações que ocorrerá em 2013 e a Copa do Mundo de Futebol, em 2014.

Segundo o comandante do Ronda, coronel PM John Roosevelt Alencar, os policiais passarão pela capacitação sem perder o caráter de Polícia comunitária que norteia as ações do Batalhão. "O policial melhor preparado nas abordagens traz mais segurança para ele e para a população", afirmou.

Disciplinas

A carga horária do curso é de 35 horas, em quatro dias. Durante o treinamento, os PMs participam de aulas de treinamento físico-militar; noções de gerenciamento de crise; armamento (desmontagem e montagem); abordagem policial a veículos e edificações, tiro policial defensivo; manuseio de agentes químicos; Sobrevivência Policial; e medidas preventivas em ocorrências com explosivos.

Conforme o oficial, o curso foi concebido após determinação do comandante-geral da PM, coronel Werisleik Matias. "Com essa capacitação, teremos um policial mais preparado para coibir o uso e o tráfico de drogas, assim como o porte de armas. Esses dois crimes estão diretamente ligados aos homicídios", afirmou Alencar.

A Reportagem acompanhou parte do treinamento dos militares do Ronda do Quarteirão, em uma parceria inédita entre o BpCom e BPChoque. De acordo com um dos instrutores do curso, tenente PM Paulo Cézar, as aulas de abordagens têm o objetivo principal de aprimorar a técnica policial no atendimento à ocorrência como primeiro interventor envolvendo crises e proporcionar um serviço mais eficiente à sociedade cearense.

Treinamento

"Polícia militar! condutor da Hilux prata, pare o carro na faixa da direita!". Depois dessa advertência, os PMs que compõem uma patrulha do Ronda realizam a abordagem ao veículo suspeito em busca de armas e drogas. Sob orientação dos militares do BpChoque, os soldados do Ronda aprimoram as técnicas de aproximação, condução e abordagem a automóveis em situação suspeita.

"Na hora que as equipes estão fazendo a abordagem, elas utilizam uma linguagem clara, concisa para que todos entendam e não gere maus entendidos. Ao término da ação, ocorrem as prisões ou os agradecimentos da Polícia e a consequente liberação dos envolvidos", ressaltou Paulo Cézar. De acordo com o oficial, o BpChoque está "totalmente empregado" na missão de qualificar o efetivo do Ronda.

EMERSON RODRIGUES
REPÓRTER 
Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.