quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Viçosenses recebem Theatro Pedro II restaurado


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan em parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará inaugurou por volta das 19h00 do dia 31 de janeiro de 2012 o restauro do Theatro Pedro II, um dos mais antigos do Ceará.
O Prédio de 102 anos passou quatro décadas fechado, e agora abre as portas para receber espetáculos. Além do restauro, foi adquirido mobiliário novo, como cadeiras da área de platéia e mezanino, equipamentos de iluminação, som e projeção. Com isso, Viçosa do Ceará tem o privilégio de possuir o mais novo cineteatro da região norte cearense.
A solenidade de inauguração contou com a presença das autoridades; O Presidente do IPHAN; Luiz Fernando de Almeida, a Superintendente do IPHAN; Juçara Teixeira, Presidente do BNB; Jurandir Santiago, o Prefeito de Sobral; José Clodoveu de Arruda, o Prefeito de Viçosa do Ceará; Pedro da Silva Brito, O ex-prefeito Evaldo Soares, a Secretária Municipal do Turismo, Cultura e Meio Ambiente; Margarida Lopes entre outras autoridades.
A programação da noite foi finalizada com o talento do grupo de teatro da Escola de Ensino Fundamental Horácio Fontenele Magalhães que encantou toda a platéia.
O Teatro Dom Pedro II é um dos mais antigos do Ceará. O prédio foi construído em 1909, com 178m², tem espaço para 136 expectadores das peças de teatro e de cinema.
O teatro também ganhou camarins, que não existiam na planta original, e uma pequena cantina-bar.
Não podemos esquecer que foi o trabalho determinado e transparente realizado por Evaldo Soares, com a participação da comunidade, no ano de 1997, seu 1º mandato com prefeito, quando foi iniciado o Projeto de Preservação Histórica de Viçosa do Ceará e que agora os seus frutos estão sendo colhidos. Evaldo Soares planejou o desenvolvimento do município, mas soube valorizar o passado, com seus casarões e igrejas, preservando um valioso tesouro para as gerações futuras, culminado com o tombamento de Viçosa do Ceará como Patrimônio Histórico Nacional pela 4ª Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN em 2003, no seu 2º mandato como gestor do município.


Coordenação de Comunicação Social
NC - Núcleo de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.