terça-feira, 3 de abril de 2012

Domingo de Ramos no Santuário Nossa Senhora de Fátima em São Benedito

A Celebração do Domingo de Ramos da Paixão do Senhor, é o portal de entrada da Semana Santa. É ao mesmo tempo uma síntese dos mistérios que vamos celebrar, especialmente, no Tríduo Pascal.
Por isso, paradoxalmente, a liturgia do Domingo de Ramos faz memória da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e ao mesmo tempo proclama a Paixão do Senhor. Revelando assim que para chegar à vitória da Ressurreição é preciso passar pela Cruz.
O processo de coversão que devemos trilhar, se assemelha com a kenosis de Jesus: esvaziou-se a si mesmo. Para acolher e seguir a Jesus Cristo, precisamos nos esvaziar de muitas falsas seguranças . Precisamos nos desapegar e deixar muita coisa para trás.
A liturgia de hoje, como o Mistério da Paixão do Senhor, nos faz um apelando veemente para segui-lo. Somente assim chegaremos à vitória, à ressurreição. Que a vivência desta Semana Santa nos ajude a responder com consciência ao chamado do Senhor.
“Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre, no céu, na terra e abaixo da terra, e toda língua proclame: “Jesus Cristo é o Senhor”, para a glória de Deus Pai” (Fl 2,10-11).
Nenhum católico deve deixar de celebrar o Tríduo Pascal, uma grande celebração que se realiza em três dias. Começando com a Solenidade da Ceia do Senhor, na tarde/noite da quinta-feira santa. Passando pela Celebração da Paixão do Senhor, na sexta-feira santa às 15h. E finalizando na grande Vigília Pascal, na noite do Sábado de Aleluia!
Veja a programação da Semana Santa aqui no Santuário e venha participar ou acesse através da nossa WEB TV Maria Mãe de Deus. Transmitiremos, em tempo real, as principais celebrações. Confira!
A Celebração de hoje, presidida pelo reitor do Santuário, Padre Antonio Irineu, lotou a igreja principal. Calculamos que 2 mil pessoas participaram da Santa Missa das 10h. A bênção dos ramos foi feita no pátio inferior e uma belíssima procissão em volta do complexo do Santuário.
Neste domingo, em especial, notamos uma particularidade, nossa assembleia que em geral  é formada por romeiros que vem de longe, hoje foi constituída por fiéis de comunidades da Região Serrana. Mesmo assim se percebe sempre a presença de fiéis que acorrem de muitas cidades da Região.
IPN

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.