sexta-feira, 13 de abril de 2012

80% dos idosos do Ceará têm artrose

Clique para Ampliar
Para evitar a doença, é importante a prática de exercícios físicos, hidroterapia, fisioterapia e acupuntura, aconselha especialista
FOTO: MIGUEL PORTELA (05/07/2011)
É provável acabar com os sintomas, como a dor. Graus iniciais da doença têm a possibilidade de prevenção

A artrose, considerada a mais comum das doenças reumáticas e que tem como principal sintoma a dor nas articulações, acomete tanto homens como mulheres e aumenta sua incidência conforme a idade. Nas pessoas acima de 65 anos, 80% apresentam algum grau de artrose, informa o ortopedista Henrique Mota Neto, coordenador do Serviço de Osteometabolismo do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Segundo o médico, a incidência é observada em todos os Estados brasileiros, portanto inclui o Ceará. "Ao chegar aos 40 anos de idade, muitos manifestam sinais de artrose nas radiografias, especialmente nas articulações que sustentam o peso do corpo (como o quadril), mas relativamente poucas apresentam sintomas", disse, adiantando que diversos fatores então envolvidos nos registros da doença.

A prevenção à artrose, lembra Henrique Mota Neto, está associada à prática de exercícios físicos, hidroterapia, fisioterapia, acupuntura, etc. "Alguns medicamentos demonstraram serem eficazes para prevenção da dor e dos processos inflamatórios". A artrose ou osteoartrite (definida como artrite degenerativa, doença degenerativa das articulações) é uma doença crônica das articulações e, eventualmente, dos elementos periarticulares, caracterizada pela degeneração da cartilagem e do osso subcondral, que pode causar dor articular, rigidez e redução da funcionalidade das articulações.

Crescimento

"Pode haver um crescimento excessivo do osso nas bordas da articulação, causando edemas, interferindo no funcionamento normal da articulação, provocando dor e fazendo com que o indivíduo perca qualidade de vida", citou. Ao ser interrogado quanto à tese de que não há cura para a artrose, o ortopedista e professor esclareceu ser provável acabar com os sintomas, principalmente a dor. "Para os graus iniciais da doença é possível preveni-la", disse, lembrando que um novo produto, o Ranelato de Estrôncio, é eficaz contra os sintomas. "Podemos até curar a artrose ou retardar o processo degenerativo", explica.

Entretanto, quando a doença se apresenta em graus mais avançados, como os III e IV, o tratamento é cirúrgico. Esse novo tratamento retarda o processo de degeneração e, principalmente nos casos iniciais, possibilita até uma leve regeneração do tecido cartilaginoso. O estudo, comandado por Cyrus Cooper, da Unidade de Pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, foi realizado em 18 países.

FIQUE POR DENTRO
A artrose é mal reumático dos mais comuns
A artrose, também conhecida como osteoartrose, osteoartrite, artrite degenerativa e patologia articular degenerativa, é uma doença reumática que incide principalmente nas articulações dos joelhos, coluna, quadril, mãos e dedos. Ocorre tanto em homens como em mulheres, sendo a mais comum dos males reumáticos.

Na artrose, acontece o desgaste progressivo da cartilagem das "juntas" (articulações) e uma alteração óssea, os chamados "bicos de papagaio". Tida como multifatorial, a doença atualmente envolve fatores genéticos, mecânicos e metabólicos. São considerados, ainda, fatores de risco para a artrose, a obesidade e certos tipos de atividades repetitivas e com sobrecarga de articulações.

A doença pode ser divida em primária (sem causa conhecida) ou secundária (com causa conhecida). A primária pode afetar as juntas dos dedos, mãos, bacia, joelhos e coluna e ocorre mais frequentemente em idosos. A artrose secundária pode afetar qualquer articulação como sequela de uma lesão articular de causas variadas, como traumatismos, defeitos das articulações, hipotireoidismo e diabetes.

MOZARLY ALMEIDAREPÓRTER

Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.