sábado, 7 de abril de 2012

Energia elétrica Zona Norte ganha nova subestação

A Companhia Energética do Ceará (Coelce) colocou em operação a nova subestação da Zona Norte, que compreende os Municípios de Santa Quitéria e Sobral. De acordo com o órgão, cerca de 12 mil unidades consumidoras serão beneficiadas com o equipamento, o que representa aproximadamente 45 mil habitantes.

Segundo a Coelce, foram investidos R$ 8,6 milhões para a construção do novo equipamento, que possui 6,25MVA de potência. A subestação instalada em Santa Quitéria é equipada com regulação de tensão e opera inicialmente com três alimentadores em 13,8kV e mais um de reserva. Também absorve parte das cargas atendidas pelas subestações de Araras, de Sobral e de Canindé.

A nova unidade da Coelce é suprida por meio de uma linha de 69kV, proveniente da subestação de Araras, na cidade de Varjota, com 38,8km de extensão total e capacidade de transporte de 36MVA, sendo, das 104 subestações existentes, a 88ª subestação digitalizada e automatizada no Sistema Elétrico da Coelce.

Planejamento

De acordo com o gerente da Coelce responsável pela região Norte, Francisco Queiroz, o ano de 2010 foi destinado ao planejamento da nova subestação, e a construção do novo equipamento começou em setembro de 2011. A subestação, explica Queiroz, foi pensada por dois motivos: melhorar os serviços prestados à população, aumentando o nível de tensão, e também reduzir as interrupções (falta de energia) na região. "Antes, da subestação que atendia aquela região ficava em Russas, a 40km de distância", afirma.

A Coelce informa que encontra-se em execução a construção de aproximadamente 120km de Linhas de Distribuição de Alta Tensão, destacando as Linhas de Distribuição de Interligação dos novos pontos de suprimento em Aquiraz e no Castanhão, com um investimento de R$ 19,8 milhões. Conforme o órgão, estão previstas também as obras de média tensão, visando à manutenção da qualidade do serviço, com a construção de 105km de rede, além de reforço ou reforma de outros 37km.

Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.