quarta-feira, 4 de abril de 2012

Irã diz que pode atingir os EUA

Clique para Ampliar
O primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu, prometeu enfrentar a suposta ameaça nuclear iraniana
FOTO: REUTERS
O governo iraniano prometeu retaliação, caso seja atacado militarmente pelos Estados Unidos
Dubai Os Estados Unidos não estarão a salvo de retaliação, caso o Irã seja atacado pelo governo norte-americano, disse, ontem, o comandante da Guarda Revolucionária, Massoud Jazayeri.

"Em face de qualquer ataque, teremos uma resposta esmagadora. Nesse caso, não agiremos apenas dentro dos limites do Oriente Médio e do Golfo Pérsico; nenhum lugar na América estará a salvo de nossos ataques", declarou Jazayeri, informando que o Irã não atacará nenhum país primeiro.

Ameaças
Teerã permanece em um impasse com o Ocidente por causa de seu programa nuclear. Israel e Estados Unidos já ameaçaram uma ação militar contra o Irã caso o governo não abandone suas atividades, que o países ocidentais suspeitam de que sejam destinadas a desenvolver armas nucleares.

O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, disse ontem que as sanções internacionais estão afetando a economia do Irã, mas não são suficientes para demover o país das suas ambições nucleares.

Netanyahu reafirmou que vai enfrentar a suposta ameaça nuclear, mas não ofereceu novas explicações sobre como vai combater o programa iraniano. "Farei tudo o que puder para afastar esse perigo", disse Netanyahu. "Espero que possamos fazer isso juntos com os principais atores na comunidade internacional, é um grande perigo para eles, mas acima de tudo é um perigo para nós", afirmou.

Diálogo
Também ontem a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pediu a Teerã que apresente "compromissos concretos" sobre seu programa nuclear, durante a próxima discussão entre as grandes potências e o Irã, prevista para este mês de abril.

"Esperamos que o Irã formule compromissos concretos, diga a verdade sobre seu projeto atômico e respeite as obrigações internacionais", disse Hillary.

DIÁRIO DO NORDESTE

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.