segunda-feira, 16 de abril de 2012

Prefeitura de Viçosa do Ceará promove Curso oferecendo Qualidade, Economia e Sabor



A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Extensão rural (SEAGRI), proporcionou um curso em geral de como preparar os alimentos de forma inteligente, de baixo custo e sem desperdício, à população da Vila de Ubari, que teve a duração de 40horas encerrando sexta feira (13-04-2012) com a instrutora Leni do instituto SENAR.
A proposta do curso é combinar três ingredientes fundamentais para uma boa refeição: qualidade, economia e sabor. A iniciativa faz parte do cronograma de atividades da Secretaria de Agricultura e Extensão Rural em parceria com o SENAR, onde ensina à população como fazer diversos pratos combinando alimentos e temperos a um novo modo de preparo.

A iniciativa contou com a participação de 18 pessoas. O curso é ofertado para toda a comunidade em geral, dando ênfase a pessoas de baixa renda e as que estão enquadradas na agricultura familiar.
Para o secretário municipal de Agricultura e Extensão Rural Jorge Maurício, a iniciativa do prefeito Pedro da Silva Brito em formalizar a parceria com o SENAR foi de uma grande importância social para as famílias Viçosenses. “Além de uma alimentação saudável, os participantes tiveram a oportunidade de aprender receitas de baixo custo e de alto valor nutricional”. Segundo ele, evitando também os desperdícios dos alimentos.
A instrutora responsável pelo curso “Leni” ensinou aos participantes como preparar receitas à base de produtos encontrados facilmente na região, como banana, maracujá, macaxeira, batata-doce, laranja, limão e entre outros.
O curso ensina ainda como ter um aproveitamento total dos alimentos, descartando assim, o desperdício. Das cascas, foi possível aprender a fazer sucos e decoração de pratos. Entre os produtos feitos, destacam-se: bolos, suflê, doces, sucos, tortas e uma variedade de pratos.
Os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer o aproveitamento de todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes.
Leni, Facilitadora do curso (SENAR), destacou a parceria do prefeito Pedro Brito para trazer cursos para Viçosa do Ceará, que já vem beneficiando diversas comunidades do município. “Tivemos total apoio do município e isso facilitou por demais a realização do curso”. Além de uma variedade de receitas, o curso proporcionou também como manipular os alimentos, sua conservação, congelamento e descongelamento, higienização e como reconhecer o que é próprio ou não para o consumo.



Coordenação de Comunicação Social
NC - Núcleo de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.