terça-feira, 17 de abril de 2012

Comissão de Ética investigará Ideli

Clique para Ampliar
A ministra Ideli Salvatti também foi chamada para prestar esclarecimentos sobre o caso na Câmara dos Deputados
FOTO: AGÊNCIA BRASIL
A ministra das Relações Institucionais será ouvida sobre as denúncias da época em que foi da Pesca
Brasília. A Comissão de Ética Pública da Presidência acolheu representação do PSDB e decidiu ontem abrir procedimento para apurar a conduta da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, na compra de 28 lanchas do Ministério da Pesca.

A comissão ainda vai decidir se abrirá procedimento ético contra ela. A ministra controlou a Pesca durante cinco meses no ano passado. A comissão escolheu o conselheiro Américo Lacombe como relator. Ele vai analisar a defesa que já foi apresentada antecipadamente por Ideli.

O contrato para a compra das lanchas foi fechado na gestão do também petista Altemir Gregolin, antecessor de Ideli. A empresa beneficiada afirma que recebeu de um diretor do ministério pedido de uma doação de R$ 150 mil para o Comitê Financeiro do PT de Santa Catarina, Estado de Gregolin e de Ideli. Mais de 80% da campanha da ministra ao governo catarinense, em 2010, foi custeada pelo partido.

O Tribunal de Contas da União (TCU) apontou superfaturamento e direcionamento da licitação para fornecer as lanchas, que custaram R$ 31 milhões. A ministra nega relação com a empresa. Ideli também foi convocada para dar explicações sobre o caso na Câmara.

Outros casos

A comissão também decidiu fazer um novo pedido de explicações ao ministro do Desenvolvimento e Indústria, Fernando Pimentel, que é investigado pelas atividades de sua consultoria entre os anos de 2009 e 2010. Ele já apresentou explicações, que não foram consideradas suficientes.

Decidiu-se ainda pela censura ética ao ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot, por ter dito que não cumpriria a quarentena, depois de deixar o cargo em 2011, em meio a denúncias de irregularidades, como superfaturamento em obras.

Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

Os Comentários dos leitores não refletem as opiniões do do TR.